Devotos de São Lázaro, protetor dos enfermos, desamparados e dos animais doentes, celebraram a missa em homenagem ao santo no domingo (30), na paróquia dedicada ao padroeiro no bairro da Federação, em Salvador. A cerimônia foi realizada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese da cidade, Dom Valter Magno de Carvalho.
O bispo fez questão de destacar a atuação de São Lázaro, na atenção às pessoas enfermas, principalmente em tempos de pandemia, onde o número de pessoas hospitalizadas subiu de maneira exponencial na Bahia e em todo o país em relação aos anos anteriores.
“Vivemos esse tempo tão difícil, tempo que as pessoas têm sofrido tanto com essa pandemia. São Lázaro é nosso intercessor junto de Deus pedindo pelas pessoas enfermas, para que as livre de toda doença”, disse o padre.https://a0d34ebde1a8101f5cf93fa174f73afd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A igreja tem capacidade para 100 fiéis e teve o acesso reduzido. Para evitar aglomeração, pelo segundo ano consecutivo o templo não pôde receber o público em sua totalidade.
O devoto Washington sofreu um acidente de carro há 10 anos. Ele disse que depois de consultas e atendimentos médicos, buscou há quatro meses a ajuda do Santo para que a ferida cicatrizasse.
“Minha perna só andava aberta. Não fechava. Eu botava remédio, mas não fechava. Depois do tratamento com os médicos e começar a vir aqui, eu me senti muito melhor”, comentou.
A atriz Regina Casé também passou pela igreja. “Estamos pedindo que 2022 seja um ano de cura permanente, porque o que a gente quer é vida, saúde. Que seja um ano de vida, alegria, saúde e cura”, disse.https://a0d34ebde1a8101f5cf93fa174f73afd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A participação da religião de matriz africana é forte na festa de São Lázaro, que no sincretismo religioso representa Omolu ou Obaluaê, orixá da cura.
G1