O Dia das Mães vai impulsionar em 1 bilhão o faturamento do comércio no Estado de São Paulo, aponta uma pesquisa desenvolvida pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
De acordo com o estudo, a data será responsável pelo ganho de R$ 31,284 bilhões para os varejistas, valor 3,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
O assessor econômico da FecomercioSP, Fábio Pina, afirma que a recuperação ainda “fica aquém” do potencial do setor. “Neste ritmo, vamos demorar mais cerca de quatro ou cinco anos para retomar o patamar de consumo de antes da crise”, avalia ele, que diz esperar um retorno ao nível de consumo de 2013 e 2014 antes de 2022.
Setores
As estimativas da FecomercioSP apontam ainda que o desempenho positivo da segunda data mais importante do varejo será guiado pelas vendas nas lojas de vestuário (+3% em relação a 2017) e supermercados (+5,4%). O faturamento previsto para os setores neste ano são de, respectivamente, 4,568 bilhões e R$ 18 bilhões.
De acordo com o estudo, o bom desempenho dos supermercados será influenciado pelo “aumento do consumo de itens de alimentação destinados ao almoço das famílias”.
Por outro lado, o levantamento mostra que os ganhos dos setores de farmácias e perfumarias e de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lojas de departamento devem cair 0,9% e 1% neste ano.
Ao comentar as projeções negativas, Pina diz que prefere esperar por um resultado consolidado após a data comemorativa para confirmar as expectativas. “O desemprenho vai ser positivo para quase todos os setores”, avalia o assessor.
R7