Os primeiros resultados da fase verde, do plano de retomada das atividades econômicas em Salvador, iniciado na última sexta-feira (9), devolveram a esperança ao setor produtivo da capital baiana. Entidades representativas projetam um futuro promissor para o segmento local de comércio e serviços.
A expectativa cresce com a volta dos horários completos de funcionamento, reabertura de espaços de cultura, entretenimento e afins, todos seguindo os protocolos sanitários, a fim de garantir um retorno seguro, evitando ao máximo os riscos de contágio e disseminação da Covid-19. As medidas chegam com a proximidade do Dia do Comerciante, celebrado nesta sexta-feira (16).
“A partir de agora, a estratégia é ficar de olho nos números que, se mantidos, nos darão a possibilidade de garantir os preparativos, abastecer os estoques e trabalhar as ações de marketing, no sentido de retomar as vendas, seguindo os protocolos e garantindo que o trabalho aconteça com toda a segurança possível”, afirma Carlos de Souza Andrade, presidente da seccional baiana da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-Ba).
Andrade destacou o diálogo permanente, mantido pela entidade com a Prefeitura, permitindo a abertura da fase verde, o que segundo ele demonstra a sensibilidade do prefeito. “Esse é um primeiro passo e esperamos não retroceder”, avaliou, ao analisar a queda dos números de casos de Covid, em Salvador.
Capacitação – Pensando em contribuir para o fortalecimento da empregabilidade na cidade, nesta fase de retomada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) desenvolveu o programa Treinar para Empregar, oferecendo treinamentos e utilizando como estratégia ações voltadas à qualificação profissional dos trabalhadores.
Os treinamentos reúnem os que recorrem ao Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), na busca de oportunidade no mercado de trabalho. “A criação dos cursos é realizada com base nos caminhos traçados para o desenvolvimento econômico da cidade, priorizando o perfil de vagas disponíveis, setores e carreiras em expansão”, explica a secretária Mila Paes.
Estrategicamente pensados para o comércio de produtos e serviços, os cursos abordam temas como divulgação virtual de produtos, operação de atendimento delivery e consultoria em vendas virtuais, em parceria com o Senai; Vendas e negociação, atendimento, junto à faculdade Estácio; e Serviço ao cliente, com orientação da empresa Grau Técnico.
Ainda de acordo com Mila Paes, a Semdec está ampliando suas parcerias com a iniciativa privada, faculdades e com o Sistema S – Sebrae, Senai e Senac –, de maneira a viabilizar conhecimento, estimular a capacidade competitiva e o fortalecimento do potencial profissional.
“O trabalho, agregado ao programa Treinar para Empregar, do Simm, vem desenvolvendo uma maior aproximação com os Recursos Humanos de diversos segmentos econômicos, para entender a necessidade do empregador e viabilizar o ingresso de pessoas sem experiência profissional no mercado de trabalho, substituindo horas de trabalho por horas de qualificação. O resultado desta ação foi a intermediação de 430 vagas de emprego sem experiência, no primeiro semestre de 2021”, informou.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom e Valter Pontes/Secom