O Dia Nacional dos Surdos é celebrado em 26 de setembro e o Teatro Escola vai promover, entre 25 e 27 deste mês, a Primeira Semana de Cultura Surda e Acessibilidade, na sede do projeto (Av. Manoel Dias da Silva, 2177). O evento propõe a reflexão da importância da Libras e formas de acessibilidade nos espaços culturais e artísticos. A entrada será por contribuição voluntária e a inscrição acontece através do link https://tinyurl.com/y6qldmuf.
O evento conta com os curadores Cíntia Santos e Elinilson Soares, professores de Libras que integram o núcleo de acessibilidade e linguagens do Teatro Escola.
O seminário contará com a presença de profissionais surdos e ouvintes que discutirão sobre a demanda eminente da pessoa surda, e debates sobre os direitos enquanto protagonistas, telespectadores e consumidores da arte e cultura brasileira.
Serão três dias de reflexão, debates, aprendizagem práticas e exposição, com presenças especiais do artista e poeta surdo Edinho Santos, a professora e poetisa surda Priscilla Leonnor, a professora do Teatro Aesos (Associação Educacional Sons no Silêncio) Rosenildes Oliveira, Cíntia Alves coordenadora do Coletivo GRÃO de São Paulo, a coordenadora do setor de acessibilidade do Itaú Cultural Tainá Menezes e o coordenador de acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake,Claudio Rubinho.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
25/09 ás 18:30 – Círculo de Cultura – Acessibilidade nos espaços culturais
Participantes da mesa: Tayná Menezes, Cintia Alves, Rosenildes Oliveira, Edinho Santos, Priscilla Leonnor e Targino Machado.
26/09 ás 17:00 – Oficinas artísticas
-Dramaturgia do corpo; Facilitadora: Cintia Alves
-Slam poético em Libras; Facilitadores: Edinho Santos e Priscilla Leonnor
-Oficina de artes visuais; Facilitador: Joselito Mendes
27/09 ás 16:00 – Sarau Cultural em Libras
SERVIÇO Local: Teatro Jorge Amado Data: 25 a 27 de setembro Inscrições: A entrada será por contribuição voluntária e a inscrição acontece através do link https://tinyurl.com/y6qldmuf
O teatro escola é uma idealização do diretor artístico do Teatro Jorge Amado, Nell Araújo. O projeto surgiu em 2017, e oferece cursos gratuitos de teatro, fotografia, produção, iluminação, maquiagem, libras e dança moderna, para jovens afrodescendentes e estudantes da rede pública de ensino.