Imunizar é essencial para a manutenção da saúde pública, uma vez que, por meio da vacinação, previne-se a disseminação de doenças e evita epidemias. O Dia Nacional da Imunização é celebrado em 09 de junho, chamando a atenção da população para a importância das vacinas na saúde do indivíduo e do coletivo.
A enfermeira e responsável técnica do IHEF Vacinas, Fabiana Porto, destaca que ter o dia nacional da imunização auxilia na conscientização do público sobre a importância da atualização da caderneta de vacinação. “A imunização apresenta uma eficácia muito grande diante de várias doenças. Por exemplo, vimos com a pandemia da Covid-19 que o surgimento da vacina e com a administração em larga escala, houve a redução do número de casos e de óbitos. As vacinas existem para fazer a prevenção, é preciso atuar de forma muito efetiva para que possamos garantir a sua eficácia.”
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, houve um aumento da cobertura vacinal no Brasil comparado com o ano de 2022. Por exemplo, para a vacina DTP, mais de 48% das cidades brasileiras atingiram 95% da cobertura vacinal, passando de 1.467 em 2022 para 2.180 cidades em 2023. O mesmo aumento ocorreu para a cobertura contra a poliomielite, saindo de 1.463 cidades em 2022 para 2.168 em 2023. Entre as vacinas indicadas para menores de 1 ano, a que protege contra a febre amarela foi a que apresentou o maior crescimento, passando de 60,6% no ano passado para 67,3% neste ano.
Apesar do aumento dos números de cobertura vacinal nacionalmente, Fabiana Porto informa que ainda são enfrentados muitos desafios na administração das vacinas. “Muitas pessoas são contra a vacinação porque não acreditam na eficácia das vacinas produzidas. É necessário saber que as vacinas e a comercialização delas no Brasil passam por vários testes de eficácia. A gente precisa chamar a atenção ao fato dos riscos da vacinação serem muito baixos em decorrência dos seus benefícios.”, conclui.
O IHEF Vacinas oferta a imunização contra a meningite e as pneumonias, assim como as vacinas do calendário infantil (HEXAVALENTE, rotavírus, tríplice viral, varicela, entre outras), a HPV nonavalente – que ainda não está disponível na rede pública, e diversas outras vacinas que fazem parte do calendário de imunização do indivíduo.
Para o Dia da Imunização, a unidade de Feira de Santana do IHEF realizará uma campanha convocatória para que os clientes façam a atualização de suas cadernetas vacinais. A campanha irá ofertar um combo de vacinas contra o vírus Influenza e contra pneumonias com valores promocionais. O IHEF Vacinas fica localizado no Edifício Ícone Tower, na Avenida Getúlio Vargas, nº 8, centro de Feira de Santana. Mais informações através do número (75) 2101-5000.
SOBRE O IHEF
O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.
Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.