Raimundo Fagner
O cantor e compositor Raimundo Fagner agora é baiano. O título de cidadão baiano foi concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (30/11), através da autoria dos deputados estaduais Sandro Régis (DEM) e Carlos Geilson (PSDB). A proposição foi requerida aos deputados pelo advogado baiano e admirador do cantor, Ademir Ismerin.
Sandro Régis lembrou que o Brasil começou pela Bahia, e por isso mesmo, todo mundo tem um pouco de baiano. “Já conhecia ele como artista, mas fiquei ainda mais feliz em conhecer a figura humana de Fagner. Dá esse título me deixa orgulhoso e engradece meu mandato parlamentar”, completou.
Já o deputado Carlos Geilson lembrou das tantas músicas que fizeram e fazem sucesso na voz de Fagner e falou do carinho que os baianos tem para com ele. “Ele é um artista ímpar, brilhante, suas composições falam do nosso nordeste e tocam o coração de muitos brasileiros”, ressaltou.
Fagner II
Fagner agradeceu a homenagem e citou o nome de vários artistas e baianos e disse que muitos de seus ídolos também são da terra. Visivelmente emocionado, ele falou sobre a ansiedade para este título. “Desde ontem, quando o avião pousou aqui em Salvador, eu estou tremendo. E isso só me aconteceu eu casos de perdas”, revelou. Ele ainda cantou várias músicas de sua autoria e de outros autores e, sempre fazendo trocadilhos em homenagem ao estado que acabou de lhe adotar.
Na justificativa da honraria, os parlamentares ressaltaram não só o trabalho de Fagner como artista, mas também seu trabalho social. Ele fundou e mantém a Fundação Raimundo Fagner, que trouxe para a Bahia, mais precisamente para a cidade de Feira de Santana, o Projeto “Canteiros Musicais”. O cantor também gravou, junto com o rei do baião, Luiz Gonzaga, a música “Feira de Gado”, que retrata a Princesa do Sertão, terra do deputado Carlos Geilson.
Marcelo Sant´Ana
A conquista do título da Copa do Nordeste deste ano e do Campeonato Baiano de 2015, o retorno à Série A no ano passado e a posse da Cidade Tricolor, pelo Esporte Clube Bahia, foram alguns dos motivos que levaram o vereador Beca (PPS) a homenagear o presidente do time, Marcelo Sant´Ana, com a concessão da Medalha Thomé de Souza. A honraria foi entregue em sessão solene na noite desta quinta-feira (30), no Plenário Cosme de Farias, com Beca agradecendo pelo fato da torcida tricolor ter voltado a vibrar.
“O Bahia não é uma torcida, é uma religião”, disse o vereador, assumindo ser um torcedor “ferrenho”. Ele atribuiu a Marcelo Sant´Ana a recuperação do clube, que ocupa a 11ª posição no Campeonato Brasileiro, “brigando por uma vaga na Libertadores”. Beca frisou que a “legião tricolor”, que viu o time chegar ao “fundo do poço”, voltou a ter esperança: “Hoje é o quarto time do Brasil em média de público do Campeonato Brasileiro, com mais d 21 mil torcedores fanáticos no estádio, atrás apenas de Corinthians, São Paulo e Palmeiras”.
Paixão
Marcelo Sant´Ana agradeceu a homenagem e se disse orgulhoso pelo reconhecimento, que compartilhou com todos os funcionários, jogadores e torcedores: “Fico feliz por ter ajudado a resgatar a autoestima do torcedor, alimentar a paixão que o soteropolitano demonstra pelo clube e devolver um pouco da alegria que ele nos proporciona”. Além de devolver à torcida tricolor resultados positivos e a recuperação do patrimônio, o presidente do Bahia destacou o início, este ano, do trabalho de responsabilidade social,
em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce.
Além disso, citou que por meio do programa Universidade do Futebol, da Unicef, o Bahia foi pioneiro na adesão ao projeto Jogue Limpo, Jogue Bem. “Chego ao final do mandato me sentindo um felizardo em poder dirigir esse processo de recuperação esportiva e social do clube, coroado simbolicamente aqui com a Medalha Thomé de Souza. Um dos principais legados que deixo é o de credibilidade do time”, declarou.
Casa Branca
O tradicional Terreiro da Casa Branca, localizado na Avenida Vasco da Gama, vai receber, nesta sexta-feira (1º), a Roda de Conversa: Intolerância Religiosa no Mundo, com a participação do diplomata da Organização das Nações Unidas (ONU), Gerson Brandão. O debate será promovido pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC) e com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).
O objetivo da conversa, segundo o vereador, é destacar ainda mais o problema enfrentado pelas religiões de matriz africana. “O nosso país atravessa um momento muito complicado, de recrudescimento nos avanços conquistados nos breves últimos anos. Precisamos encontrar as melhores e mais diversas estratégias para garantir o nosso direito à liberdade plena”, explica Sílvio.
Durante o debate, será apresentado um panorama da intolerância religiosa no mundo, que será discutido pela mesa, formada por lideranças religiosas e políticas. Já estão confirmadas as presenças do presidente da FPC, Zulu Araújo; da educadora Makota Valdina Pinto, do Terreiro Nzo Onimboya; de Raidalva dos Santos, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Oyá Tolá (Passagem dos Teixeiras – Candeias) e do babalorixá do Terreiro Mokambo – Onzó Nguzo Za Nkisi Dandalunda ye Tempo, Anselmo Santos.
Lançamento de livro
Gerson Brandão estará em Salvador para o relançamento do seu livro ‘19 de Agosto’, na próxima quinta-feira (30), às 14h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. A obra reúne uma coletânea de artigos, publicados em revistas e jornais nacionais e internacionais, com relatos do trabalho realizado pelo autor, ao redor do mundo, como encarregado dos Assuntos Humanitários da ONU. O título do livro faz referência ao Dia Mundial da Assistência Humanitária.
Baianas de Acarajé
No sábado (25) foi comemorado nas ruas do Centro Histórico de Salvador, o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. A celebração iniciada com uma missa especial, foi promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos. Em seguida, dezenas de baianas saíram em cortejo pelas ruas do Pelourinho, com destino ao Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída.
Entrega de prêmios para baianas e um almoço servido para as quituteiras e convidados marcaram o ato, conduzido pela presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (Abam), Rita Santos. Na oportunidade, foi entregue à Abam uma cópia do Projeto de Lei nº 534/17, de autoria do vereador Sílvio Humberto (PSB), que torna as Baianas de Acarajé patrimônio imaterial, cultural e histórico de Salvador.
O vereador justificou a proposição, defendendo a importância do ofício, que já é considerado patrimônio cultural brasileiro. “As baianas cumprem, no presente, um papel fundamental no aspecto simbólico para o nosso estado, mas também no econômico. Além do trabalho realizado por estas mulheres, toda uma cadeia é movimentada com a produção dos seus quitutes”, argumentou.
Para Sílvio, outro aspecto que merece destaque “é a representatividade das baianas na afirmação da cultura negra e na luta contra o racismo e a intolerância religiosa”.
Musa Negra
A vereadora Rogéria Santos (PRB) participou da 4ª edição do evento Musa Negra, ocorrido no domingo (26), no Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas. No mês em que se acentua a campanha contra o preconceito racial, através do Dia Nacional da Consciência Negra, o espaço cultural transformou-se em passarela para o desfile Musa Negra 2017.
Enquanto legisladora da capital mais negra do Brasil e madrinha do Movimento Cultural Musa Negra, Rogéria Santos compreende a importância de projetos que valorizem os negros. Em seu discurso, a vereadora ressaltou também sobre a importância dos 16 dias de Ativismo em Combate à Violência Contra Mulher.
“Li uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e me entristeci muito ao saber que Salvador lidera este ranking, por isto o meu pedido é que cada pessoa se posicione como guardião de uma mulher, porque estas precisam da nossa ajuda no combate à violência que estas têm sofrido constantemente”, declarou a vereadora.
Valorização
O evento contou a presença de homens, mulheres e crianças negras de vários bairros de Salvador e outras regiões da Bahia. A novidade deste ano foi à inclusão de três novas categorias no desfile: masculina, máster e plus size. “Este movimento possui um alto grau de relevância na vida dos candidatos, pois através dele muitas mulheres que outrora se sentiam desvalorizadas por serem negras, reconheceram sua beleza e seu valor”, afirmou Jude Melo, coordenadora do evento na Bahia.
Antes do evento as candidatas passaram por um processo preparatório com dicas de moda, postura corporal, estética, automaquiagem, indumentária negra e oficinas de turbante, além de participar de palestras com os temas Empoderamento Negro e sua Cultura, Empreendendo e Cuidando da Minha Carreira e Mídias Sociais.
Ativismo
No dia 9 de dezembro, Rogéria Santos promoverá um ato público em combate à violência contra a mulher, às 15h no Dique do Tororó, nas imediações da Arena Fonte Nova. De acordo com a vereadora, o objetivo deste ato é unir os munícipes com o propósito de combater à violência contra o gênero feminino e o preconceito racial.
Formação continuada
“Os profissionais de educação precisam estar sempre inseridos num processo de formação continuada. Afinal, o nosso trabalho é uma aventura inesgotável de descobertas”. A afirmação é da professora universitária Nádia Hage Filho, uma das palestrantes do V Seminário do Fórum de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Salvador. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
Segundo Selma Cristina de Santana Vitória, uma das coordenadoras do fórum, “os gestores municipais necessitam de um processo de formação continuada que tenha uma interface com a realidade dos desafios do cotidiano das comunidades escolares”.
A coordenadora diz que os gestores sentem falta de um processo de formação por parte da Secretaria Municipal de Educação (SMED), que “não leve em conta somente as questões técnicas”. Ela pontuou também que é preciso haver um processo contínuo de formação.
De acordo com Sônia Conceição Santos Leite, diretora da Creche Pré-Escola Primeiro Passo São Marcos, o fórum é um mecanismo de atualização dos gestores da rede municipal de ensino. “Somos pedagogos e professores e necessitamos estar em sintonia com as transformações na área da educação, como, por exemplo, as novas leis”.
A educadora aponta que a possibilidade de interação entre os profissionais de educação é um dos méritos do fórum. “Muitas vezes, a minha experiência pode agregar informações aos outros gestores e vice-versa”. Sônia Leite também avaliou que “o fórum se constitui num fator de união para os diretores de escolas, que saem fortalecidos e assim podem exercer o cargo com mais qualidade na prestação de serviços para a comunidade escolar”.
Educação
A Comissão de Educação, Esporte e Lazer se reuniu, na tarde de quarta-feira (29), na Sala Yolanda Pires, para votar projetos de lei de autoria dos vereadores. Segundo o presidente do colegiado, vereador Sidninho (Podemos), a intenção é adiantar os pareceres das matérias que serão votadas em plenário.
Ainda na reunião, os integrantes da Comissão apresentaram sugestões e colaborações para alteração da Lei Orgânica do Município (LOM). Participaram da atividade as vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Rogéria Santos (PRB), além dos vereadores Sidninho, Sílvio Humberto (PSB) e Téo Senna (PHS).
O colegiado também agendou encontro com o secretário de Educação, Bruno Barral, para discutir a pauta que trata da eleição dos diretores da rede municipal de ensino. A visita está prevista para a próxima quarta-feira (6).
PPA
A vereadora Marta Rodrigues (PT) lamentou a aprovação do Plano Plurianual (PPA), nesta quarta-feira (29), pela Câmara Municipal de Salvador. Para Marta, a votação deveria ter sido adiada para que o PPA fosse melhor debatido e recebido as emendas da população. Por 27 votos a 8, o projeto foi aprovado com nove emendas de vereadores.
Marta classificou o plano como raso. “Não fala de creches, não fala de educação. Para se ter uma ideia dos absurdos, dos R$33 bilhões previstos para o PPA, R$21 bilhões estão destinados para gestão administrativa, mas o plano não dá nenhum detalhamento sobre para onde vai essa verba. Como a gente pode aprovar algo que não especifica o destino de R$21 bilhões? É vergonhosa a forma como a prefeitura construiu esse PPA”, ressaltou.
Segundo a vereadora, houve nesse PPA uma diminuição de ações divididas em oito eixos em comparação ao elaborado para o período de 2014 a 2017. “Além disso, a peça que trata do orçamento de quatro anos do município só foi debatida em duas audiências públicas esvaziadas”, pontuou Marta. Para a parlamentar, “a população não foi ouvida nos seus bairros, nas Prefeituras-Bairro, para saber o que elas necessitam mais e dessa forma a prefeitura construir o orçamento ideal. O debate foi mais uma vez atropelado”.
Mototaxistas
O vereador Hilton Coelho (PSOL) afirmou que “o Executivo Municipal pode prejudicar inúmeras famílias que querem atuar como mototaxistas”. A manifestação foi feita na sessão ordinária na tarde de quarta-feira (29), no Plenário Cosme de Farias, quando o vereador criticou as exigências feitas pela prefeitura à categoria.
“Os mototaxistas não conseguirão se credenciar para atuar em Salvador no serviço do transporte de passageiros. As vistorias devem ser feitas entre os dias 4 e 18 de dezembro e eles não terão como cumprir neste curto prazo com as exigências absurdas da prefeitura”, afirmou.
O vereador lembra ainda que, na inspeção, os mototaxistas devem levar documentos como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), certidões negativas criminais expedidas pelas justiças Estadual e Federal e duas fotografias 3×4.
Os condutores também deverão apresentar os itens de segurança exigidos, como capacetes na cor amarela, alças metálicas laterais destinadas à sustentação e apoio dos passageiros, antena corta-pipas e barra protetora de pernas.
Memorial
Com rico acervo composto por maquetes, mobiliário, achados arqueológicos e pinacoteca, o Memorial da Câmara de Salvador está aberto ao público. Visitas guiadas para grupos podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações pelo telefone: 71 3320-0308.
Biblioteca
A Biblioteca Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, também está aberta à visitação pública. Como 8 mil títulos, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h no Centro de Cultura da Câmara, na Praça Thomé de Souza, ao lado da Prefeitura de Salvador.
Utilidade Pública
A Fundação Baiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), com sede em Brotas, teve renovado o seu reconhecimento de utilidade pública municipal. O título credencia a entidade para acesso às verbas públicas destinadas à continuidade do trabalho social e educativo desenvolvido e garante algumas isenções.
Cidadão de Salvador
Natural de Amargosa (BA), o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, vai receber da Câmara o Título de Cidadão de Salvador. A sessão solene será nesta segunda-feira (4), às 19h, no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador José Trindade (PSL).
Homicídios
A Bahia vem se mantendo em primeiro lugar em ocorrências de homicídios dolosos em todo o país, superando São Paulo, estado com população três vezes maior. Essa realidade exposta, através dos dados da Secretaria de Segurança Pública, apontando que no período entre janeiro a agosto deste ano 4.267 pessoas foram assassinadas no estado é avaliada pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, como uma prova da ineficiência do governo petista na Bahia, na gestão das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população e no combate a criminalidade. Deputados da Oposição relacionaram o fato também as baixas remunerações dos policiais e a falta de investimento na estrutura policial ao citarem o projeto de reajuste dos policiais e bombeiros, aprovado ontem, na Casa Legislativa.
Homicídios II
Dados mostram que o número de ocorrências na Bahia é quase o dobro do estado de São Paulo em 2017, onde foram assassinadas 2.173 pessoas. “No período de 2015 a agosto de 2017, no governo de Rui Costa 17. 650 pessoas já foram assassinadas na Bahia e em São Paulo este número caiu para 12.294. Enquanto na Bahia, neste ano, em média 18 pessoas são assassinadas por dia, em São Paulo a média é de 9 por dia. Esses dados mostram a gravidade da crise de segurança no estado e a incompetência do governo na falta de melhorias em políticas públicas, que possam garantir mais proteção e qualidade de vida aos cidadãos”, afirmou o líder Leur Lomanto Jr (PMDB).
Durante a sessão ontem, o deputado Marco Prisco (PSDB), protestou contra o descaso com a segurança pública e o projeto de estruturação remuneratória dos policiais e bombeiros, classificado por ele como uma “proposta enganosa”, pois não contempla as reais necessidades dos servidores. “Há três anos, o governador Rui Costa, então candidato ao governo disse em campanha que jamais os servidores do governo dele ficariam com o soldo abaixo do mínimo. Mas, após chegar ao governo só fez maltratar os servidores. O auxílio-alimentação tem o mesmo valor há onze anos. Tem dinheiro para fazer showmícios em inaugurações no interior, mas não tem para aumentar os salários dos policiais. Nós apresentamos emendas ao projeto para valorizar mais os servidores, porém o governo não acatou, passando o rolo compressor. Enquanto isso, são mais de 40 homicídios aos finais de semana”, condenou.