Santo Antônio Além do Carmo
Blocos, fantasias, cantigas de antigos carnavais e muita diversão tomaram conta das ruas no pré-carnaval do Bairro Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, no final de semana. O vereador Téo Senna (PHS) prestigiou a festa e apoiou o bloco Luzes da Ribalta, que desfilou no domingo (5).
Este não é o primeiro Carnaval de Téo Senna no bairro: “Essa é uma festa tradicional neste bairro que tem essa energia contagiante. Aqui podemos iniciar a festa e reviver o clima do carnaval como antigamente, com paz, tranquilidade e muita alegria. Os moradores decoram as casas para viver bem este momento, junto com os seus familiares e amigos. Este é um momento de descontração que devemos viver com alegria, amor e respeito ao próximo”.
De acordo com o presidente do bloco Luzes da Ribalta, Humberto Guimarães Rocha, durante a passagem do bloco, cerca de 1000 pessoas fantasiadas, ou não, encheram as ruas do bairro para dar as boas-vindas ao Carnaval 2018: “A alegria e o esplendor de nossos festejos mostraram varandas e jardins em euforia ao ritmo compassado de Fred Dantas. Àqueles que contribuíram, direta ou indiretamente para o sucesso do Bloco Luzes da Ribalta, o meu terno agradecimento em forma de felicidade”, afirmou Humberto.
Stella Mares, Paripe e Pero Vaz
Os vereadores Paulo Magalhães Jr. (PV), Tiago Correia (PSDB) e Luiz Carlos Suíca (PT) apresentaram requerimentos que vão repercutir na melhoria da infraestrutura de algumas comunidades de Salvador. Um dos pleitos visa a requalificação de uma praça em Pero Vaz.
No Requerimento nº 1658/17, o vereador Paulo Magalhães Jr. pediu ao Executivo Municipal a implantação de um parque infantil na Rua Orlando Imbassahy, em Stella Mares. Em outra demanda, solicitou a requalificação de uma escadaria na Rua Baixa do Sossego, em Cosme de Farias.
O vereador Tiago Correia solicitou o recapeamento das ruas 5 de Julho, Itaú e Cristina, todas localizadas no bairro de Paripe (Requerimentos nº 1681, 1682 e 1683, respectivamente). Pediu também a canalização de água pluvial da Rua Telma Cristina e da Travessa Itaú, também em Paripe.
Já o vereador Suíca pediu a requalificação de uma praça na Rua Dr. Eduardo Santos, no bairro de Pero Vaz. No pleito, apontou para a instalação de dois refletores, a limpeza geral do espaço, a pintura de meios-fios e a poda de árvores.
UPA em Esplanada
O deputado estadual Alex Lima (Podemos) protocolou um ofício solicitando ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apoio para abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade de Mata, Região da Praia de Esplanada. “Precisamos do pleno funcionamento da unidade para garantir maior e melhor atendimento à saúde local”, disse o deputado, que ainda solicitou a doação de equipamentos e materiais para a unidade. “Esplanada tinha todos os equipamentos, adquiridos após pedido nosso, mas como não houve manifestação do atual prefeito em seguir com as obras da UPA, a Sesab solicitou devolução. Por isso, peço novamente a doação dos equipamentos, pois os esplanadenses já aguardaram tempo demais”, completou.
A obra de construção civil da UPA foi concluída na gestão do ex-prefeito Rodrigo de Dedé (Podemos), mas os técnicos da secretaria identificaram a necessidade de projetos complementares, para que o funcionamento ocorresse na sua plenitude. Como a atual gestão não iniciou os trabalhos, os equipamentos foram levados da cidade e a UPA permanece desativada, sem previsão de abertura, o que tem dificultado o atendimento à saúde local. “Precisamos deixar as disputas de lado e garantir o melhor para o nosso povo. Já solicitei os equipamentos e apoio do Governo do Estado para abertura da UPA e estou colocando meu mandato à disposição do atual prefeito de Esplanada para que a região da praia possa contar o mais rápido possível com esta unidade de saúde”, afirmou o deputado.
Torcida mista
Após criticar a decisão do Ministério Público (MP-BA) de manter a torcida única nos estádios soteropolitanos em dias de clássico BA X VI do ano passado, o vereador Paulo Magalhães Jr (PV) comemorou o retorno da torcida mista na primeira partida de 2018 dos times rivais. “Estou muito feliz com a decisão. Não havia motivo para ser diferente. Os verdadeiros torcedores do Bahia e Vitória agora têm motivo para comemorar. Os marginais que se escondem por trás de uma camisa de time têm que ser rigidamente punidos, já os amantes de futebol têm o direito ir aos estádios”, disse.
A decisão pelo retorno das duas torcidas no clássico foi divulgada nesta segunda-feira (5) pelo representante do Ministério Público da Bahia, promotor Olímpio Campinho. A partida ocorre dia 18 de fevereiro, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, com o mando de campo do Vitória.
Jornada Pedagógica
Com palestra de um dos mais conceituados educadores da atualidade, o sociólogo Miguel Arroyo, a Prefeitura de Lauro de Freitas abriu nesta segunda-feira (5) a Jornada Pedagógica (CPJ) para debater com a comunidade educacional do município os desafios do ano letivo de 2018. Antes da palestra de abertura, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou os avanços e metas para este ano. “Finalizamos os processos de licitação para o fardamento escolar e reforma das unidades escolares. Até o final deste mandato, a meta é implantar uma creche em cada bairro e retomar as eleições diretas para diretores e vices”.
Com o tema “Por uma educação socialmente igual, humanamente diversa em uma Cidade Educadora”, de acordo com o secretário municipal de Educação (Semed), Paulo Gabriel Nacif, a proposta da Jornada Pedagógica este ano é inovadora e contempla pleitos da categoria, com ampliação da oferta de oficinas e mesas de discussão. “Nós preparamos um cronograma com a presença do professor do gabarito de Miguel Arroyo, que é requisitado pelo mundo inteiro, debates entre os educadores e Semed e também atividades nas escolas”, destacou.
Assembleia de Deus (foto)
Evento realizado em Camaçari, contou com a presença do prefeito Elinaldo, do presidente da Câmara Municipal, o vereador Oziel Araújo, além do presidente da CEADEB, o pastor Valdomiro Pereira, e lideranças locais
A Igreja Assembleia de Deus realizou nesta segunda-feira (05), durante evento que aconteceu em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, o lançamento dos representantes oficiais da congregação para as eleições 2018 na Bahia.
Com a presença do prefeito de Camaçari, Antônio Edinaldo (DEM), o evento promovido pelo pastor Valdomiro Pereira, presidente da Convenção das Assembleias de Deus no estado, e coordenado pelo presidente da Câmara de Municipal, o vereador Oziel Araújo, foram apresentados os nomes do pastor Samuel Júnior (PSC) como pré-candidato à reeleição no cargo de deputado estadual, enquanto o também pastor Alex Santana foi indicado como aspirante a uma cadeira na Câmara Federal no próximo pleito.
“Cremos que esse é um tempo onde Deus tem aberto as portas e logo estaremos nas câmaras de vereadores, prefeituras, Congresso Nacional e no Senado, pois precisamos de pessoas que realmente tenham compromisso com a comunidade, que tenham respeito com suas lideranças e saibam conduzir os mandatos com a vocação de lutar pelo bem do povo”, declarou Valdomiro Pereira.
Assembleia de Deus II
Durante a apresentação, Alex Santana ressaltou a importância da candidatura para que a igreja tenha representatividade e voz ativa dentro do processo legislativo nacional. “Nossa intenção é garantir que a igreja esteja inserida ativamente em todo processo legislativo do país, seja com proposições alicerçadas nos princípios que nos norteiam ou através do apoio às matérias compromissadas com a democracia, moralidade e bases éticas da palavra de Deus”, declarou o pré-candidato.
Já Samuel Júnior que ocupava a suplência na Assembleia Legislativa da Bahia e hoje figura como um dos deputados mais atuantes, conclamou os irmãos para estarem engajados na consolidação do projeto político empreendido pelo parlamentar, reafirmando o comprometimento com a comunidade evangélica e com os municípios baianos, em especial, Camaçari. “O atual cenário político do Brasil necessita que pessoas sérias e compromissadas estejam envolvidas para que de fato a mudança tão sonhada por todos venha acontecer. Por isso não se trata da candidatura de Samuel Júnior ou do pastor Alex Santana, mas da representatividade da igreja Assembleia de Deus, certos de que juntos com nossa unidade, seremos vitoriosos. Contamos com o apoio e orações de todos os irmãos para que Deus possa continuar nos usando como canais para limpeza dessa sujeira que existe hoje no meio político”, explicou.
Em conjunto com às Assembleias de Deus da Bahia, Samuel Júnior e Alex Santana já atuam em todo estado através dos projetos “Somos Servos” e “AD Cidadania”. O primeiro visa promover cruzadas evangelísticas em pequenas cidades baianas com populações carentes, levando atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos, jurídicos, entre outros serviços essenciais. Enquanto o “AD Cidadania”, desenvolvido pela CEADEB, tem como objetivo formar, orientar e prestar consultoria às lideranças políticas pertencentes à Assembleia de Deus no intuito de desenvolver líderes com capacidade de gestão, alicerçados nos princípios da palavra de Deus.