Evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros na próxima semana para debates sobre relação entre consumidores e planos de saúde
O ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou na última terça-feira (19) que pode ser iniciada ainda este ano a venda de planos de saúde populares. A modalidade, bastante criticada por especialistas em saúde suplementar e, principalmente, pelas entidades de defesa do consumidor será um dos assuntos em discussão no Encontro Internacional de Direito do Consumidor, que reunirá 40 especialistas do Brasil e do mundo, de 27 a 29 de setembro, no Fiesta Convention Center, no Itaigara, em Salvador.
O Encontro celebra os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (DCD) destacando a saúde, um dos direitos mais fundamentais à vida humana. Maior evento já realizado na Bahia em torno dessa temática, tem como objetivo chamar atenção para a ausência de diálogo entre prestadoras de serviços de saúde, consumidores e agências reguladoras.
Questões como reajustes abusivos, negativas de atendimentos clínicos e cirúrgicos, fornecimento de medicamentos e, principalmente, as barreiras que as prestadoras de saúde têm criado para o acesso à cobertura e ao judiciário estão entre os principais assuntos debatidos.
Representantes de países como Portugal, França, Argentina, Itália, Canadá, além de operadores do direito, médicos e autoridades brasileiras têm presença confirmada nas mais de 30 atividades programadas para os três dias de evento. Pós-evento da Conferência da International Association of Consumer Law (IACL), o encontro temático é realizado pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) e é aberto a todos os interessados mediante inscrições que podem ser feitas pela internet, no site oficial http://encontrobrasilconsaude.com.br.