O iFood, empresa brasileira de tecnologia, deixa de operar apenas no mundo virtual e chega ao espaço físico dos restaurantes. O objetivo é ajudar os estabelecimentos a venderem mais, conhecerem ainda melhor os seus clientes e otimizarem a sua gestão. A nova frente de negócios, o iFood Salão, lança seu novo totem para pedidos e se junta às iniciativas da empresa que apoiam a jornada dos empreendedores para além do delivery. É o caso do iFood Pago, que oferece soluções financeiras aos restaurantes, da ‘Maquinona’ de pagamentos, que aprimora o negócio do parceiro por meio do uso dados, e do app “Garçom”, ferramenta de otimização do atendimento ao cliente que torna todo o processo de pedido digital.
As novidades foram apresentadas em primeira mão durante o iFood Move, o maior evento de restaurante da América Latina, em São Paulo, realizado nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de setembro, no São Paulo Expo. O evento representa a consolidação do iFood no segmento e o compromisso em ajudar o setor a crescer e a se preparar para o futuro, com informações sobre inovação, ferramentas e produtos que apoiarão os restaurantes dentro e fora do app.
iFood para Salão
O primeiro produto lançado pelo iFood Salão é uma tecnologia integrada para o restaurante vender mais no espaço físico, por meio de um totem que otimiza a tomada de pedidos e minimiza os gargalos dos parceiros, reduzindo filas em horário de pico. Nos primeiros testes, os restaurantes passaram a transacionar 75% do GMV do salão pelo totem. Ou seja, grande parte do que os clientes consumiram foi pedido por essa tecnologia. A expectativa é que 1 milhão de pedidos sejam feitos via totens até o primeiro trimestre de 2025.
“Depois de mais de uma década olhando, sobretudo, para o delivery, decidimos ampliar a nossa atuação para levar a tecnologia do iFood também ao salão. Todos os sistemas de tomada de pedido conectados ao iFood – seja pelo app ou pelo totem – vão ajudar a gerar uma rede de informações ao restaurante, que passará a entender cada vez melhor sobre o comportamento dos seus clientes (no mundo virtual e presencial). Isso vai poder ajudar os donos dos restaurantes a construírem estratégias eficientes de fidelização e aumento de pedidos”, afirma Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes no iFood. “Escolhemos o iFood Move para lançar o iFood Salão porque o evento simboliza a importância que damos para a inovação e a nossa busca contínua por desenvolver tecnologias que deixam o futuro sempre mais perto, apoiando o crescimento de todo o ecossistema”, diz Bertolaccini.
iFood Pago: soluções financeiras
Para estar presente no dia-a-dia do parceiro de maneira completa, além de impulsionar sua gestão e crescimento no online ou no off-line, o recém-lançado banco dos restaurantes, o iFood Pago, também traz para o iFood Move sua oferta de soluções financeiras. Serão apresentados ainda, cases de parceiros que comprovam como a fintech do iFood pode auxiliar os estabelecimentos com a concessão de crédito e com a atração e fidelização de clientes. A frente de negócios financeiros disponibiliza ainda conta digital, soluções para pagamentos – como a Maquinona – e novidades como o cartão de crédito e o Tap to Pay que transforma os celulares em dispositivos de recebimentos.
O iFood Pago tem como foco ampliar a oferta de soluções que facilitem a rotina de administração dos donos de restaurantes, com gestão financeira completa na palma da mão. Além de oferecer consultoria sobre como impulsionar ainda mais o crescimento do negócio, nos ambientes online ou no salão.
“O iFood Pago é o banco do ecossistema dos restaurantes que oferece soluções financeiras para auxiliar o setor a crescer, sendo uma plataforma efetiva para este tipo de negócio, dedicada a atender necessidades reais e questões específicas deste mercado, incluindo os pequenos e médios. Queremos que o impacto e expertise do iFood cheguem a todas as instâncias da operação e, por isso, oferecemos uma plataforma única do app ao salão”, explica Bruno Henriques, CEO do iFood Pago.
Além da conta digital, soluções de crédito, seguro e antecipação de recebíveis, o iFood Pago disponibiliza a solução de pagamento que se conecta à estratégia de inovar e crescer no salão. A nova Maquinona de cartões de pagamento utiliza inteligência de dados e tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para sugerir campanhas e maneiras de fidelizar os clientes dos estabelecimentos que fornecem alimentação, além de disponibilizar outras soluções. No primeiro mês, quando ocorreu o lançamento do iFood Pago, os restaurantes que passaram a utilizar a inteligência de dados da Maquinona aumentaram em cerca de 7% suas vendas. Já em agosto, os números são ainda mais positivos: cerca de 40% do TPV (Total Volume Payment) dos restaurantes que utilizam a Maquinona teve origem em campanhas de CRM sugeridas pelo sistema. Além de apresentarem uma taxa de retorno dos clientes aos estabelecimentos de 6%. Nos próximos meses, cerca de 5 mil maquininhas chegam ao mercado e a expectativa é ter cerca de 50 mil restaurantes operando com a Maquinona até março de 2025.
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