A doença misteriosa que preocupa os baianos e já atingiu mais de 50 pessoas na Bahia, e já matou duas delas, segue como o próprio termo diz: um mistério. Apesar de muita investigação, a patologia segue com como um enigma, mesmo com várias hipóteses levantadas sobre a doença. Entretanto, a grande preocupação para os contagiados é com aqueles que tenham doenças crônicas.
Para explicar um pouco sobre a questão, o Varela Notícias entrevistou um dos médicos que está na investigação desta doença misteriosa e ele falou sobre algumas particularidades desta patologia. “É uma doença que antes mesmo da urina escura, sintoma que é mais citado quando se fala desta patologia, se manifesta com o paciente tendo dores nas articulações, principalmente na região cervical e também nos membros inferiores.”, disse Dr. Tiago Lobo.
Dr. Tiago Lobo também falou de como esta doença, que já matou duas pessoas, pode ser letal. ” É uma doença, como vimos bem, pode ser letal, porém quem ela mata normalmente é aquele grupo de pessoas que têm alguma patologia crônica, cardiopatas… Mas, principalmente, os portadores de doenças crônicas que atingem os rins, já que o tratamento desta patologia é muito á base de hidratação”, explicou o infectologista.
Apesar de muitas hipóteses terem sido levantadas, até mesmo da ingestão de peixes, cujas amostras já foram enviadas para os Estados Unidos para serem analisadas, a doença segue como mistério e, nem mesmo a recente notícia sobre a associação com o vírus da Hepatite A pode ser dada como uma certeza. “Estamos em processo de investigação ainda e, por causa disso, muitas hipóteses são levantadas e estamos apurando para ver quais delas são verdadeiras ou não, porém ainda estamos neste processo… Este assunto (das causas) ainda está em aberto”, finalizou Dr. Tiago Lobo.