Ansiedade e depressão são males cada vez mais comuns no mundo. Esses quadros podem prejudicar todas as esferas da vida, incluindo o rendimento no trabalho, relacionamentos, esportes e outras atividades.
O primeiro passo para controlar os sintomas é reconhecer o problema e procurar um bom tratamento. Mas também existem alguns tratamentos naturais de ameniza-los, como a erva-cidreira e alecrim com maracujá.
Erva-cidreira
Ela tem ação relaxante, atuando em casos de tensão nervosa, ansiedade, insônia, irritabilidade, enxaqueca e vertigens.
A erva-cidreira também age no sistema digestivo. Ela é ótima nos casos de cólicas intestinais e de outros distúrbios gástricos. Além disso, alivia cólicas menstruais, tosses e febres. A erva-cidreira também é um bom analgésico e pode aliviar dores de cabeça.
Há muitos trabalhos científicos sobre a erva-cidreira, também conhecida como melissa. A maioria deles demonstrou que a planta apresenta efeitos ansiolíticos em condições de estresse de leve a moderado.
O bom é que, diferentemente dos calmantes sintéticos, a planta não interfere em atividades como dirigir e, por isso, pode ser ingerida a qualquer hora. Não há contraindicações, desde que se respeite a dose máxima desse chá: até quatro xícaras por dia.
Como fazer o chá:
INGREDIENTES
1 colher (sobremesa) de folhas e ramos de erva-cidreira picados
1 xícara (chá) de água
MODO DE PREPARO
Ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva cidreira. Tampe e deixe-o abafado por dez minutos. Consuma em seguida. Tome uma xícara todos os dias, 30 minutos antes de dormir.
Chá de Alecrim e Maracujá
Tanto o alecrim quanto o maracujá são dois antidepressivos naturais. Para fazer o chá, você vai ferver uma xícara de água. Depois, vai acrescentar uma colher (sobremesa) das folhas de maracujá (vende em lojas de produtos naturais) ou da polpa da fruta (com semente e tudo) e uma colher (sobremesa) de alecrim (pode ser fresco ou seco). Tampe a panela, espere uns 15 minutos, coe e tome o chá. Tome no máximo três xícaras por dia.
É importante ressaltar que essas receitas não substituem o tratamento médico e ter um acompanhamento é a melhor indicação.
R7