Buscar alternativas saudáveis e nutritivas na hora de escolher uma bebida tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Prova disso está no aumento considerável no consumo de chá no país e ao redor do mundo. A bebida não alcoólica tem conquistado espaço na mesa e pode ser aliada a outros alimentos ricos em nutrientes. Informações divulgadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) apontam para um crescimento entre 2010 e 2019 no volume de produção no mercado brasileiro dos chás prontos para beber. Em 2010, foram produzidos o volume (em mil litros) de 97.393, enquanto em 2019 o número saltou para 196.102.
Neste cenário, a variedade de opções conta a favor da bebida. Originado da camellia sinensis, o chá preto reúne propriedades que, associadas a outros alimentos, seu poder nutritivo pode ser potencializado e resultar em um drink não alcoólico saboroso e saudável para curtir o São João em casa. Alternativa prática e fácil de fazer, a combinação é também um auxílio refrescante, conta o chef de cozinha Bruno Tupinambá, dono do perfil @cheftupinamba no Instagram, com mais de 27 mil seguidores: “A camellia sinensis é uma grande aliada da humanidade há milênios. Além de podermos consumi-la in natura – o que já nos traz grandes benefícios à saúde cientificamente comprovados – o chá preto pode ser um grande aliado na produção de bebidas e até mesmo na gastronomia”.
Produzido pela Indústria de Bebidas São Miguel (ISM), Drink-T é o chá preto com frutas que possui baixo teor de açúcar. Disponível nos sabores limão – rico em vitamina C e fortalece o sistema imunológico – e pêssego (fonte de vitamina A, B e C), o chá pode ser aliado a outros alimentos nutritivos na criação de drinks saborosos e saudáveis. “Podemos utilizar o próprio Drink T associando-o a outros ingredientes como leite de amêndoas infusionado com especiarias e obter uma deliciosa bebida (quente ou fria) com propriedades termogênicas e extremamente saborosa e saudável”, reforça o chef Tubinambá.
O Chai Latte é uma tendência e tem cada vez mais adeptos no Brasil. Além de ser muito saboroso, é saudável e pode ser consumido nas versões quente ou gelada. Bruno Tupinambá preparou a receita com a bebida, para curtir em casa os festejos juninos. Trata-se de um frozen com leite de amêndoas que, além de saboroso, atende também ao público vegano. Confira:
Receita Frozen Chai Latte Vegano (Rendimento de 2 xícaras)
- 1 xícara (de chá) de Drink T de limão (Bem gelado);
- 1 xícara (de chá) leite de amêndoas;
- 1 pedaço canela em casca;
- 3 cravos;
- 1 colher (de chá) gengibre ralado;
- 4 bagas cardamomo (abra a casca e retire as sementes);
- 3 bolinhas de Pimenta do reino amassadas;
- Canela em pó para polvilhar;
- Mel a gosto para adoçar;
Modo de Preparo:
– Leve o Drink T de limão para gelar. 30 minutos antes de servir, coloque-o no freezer;
– Leve ao fogo em chama baixa, o leite de amêndoas, as especiarias (menos a canela em pó); Se desejar, adicione um pouco de mel e deixe aquecer até atingir a fervura branda;
– Coe o leite de amêndoas aromatizado e coloque-o em cubas de gelo, levando-o ao freezer para congelar;
– No liquidificador, bata o Drink T retirado do freezer, com os cubos de leite de amêndoas aromatizados;
– Sirva em uma taça, polvilhando canela em pó.