O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) realizou mais uma etapa da Operação SOS. O objetivo foi dar prosseguimento às investigações contra campanhas fraudulentas promovidas por grupos criminosos que induzem ao erro pessoas que desejam enviar donativos às vítimas das enchentes no Estado.
As fraudes envolvem a utilização de anúncios que impulsionam falsos pedidos de doações nas redes sociais, além do uso indevido de marcas e símbolos de órgãos do Executivo estadual. Também está sendo investigada a utilização de laranjas e empresas de fachada para ocultar a origem e a movimentação dos valores ilicitamente angariados. Foram cumpridas ordens judiciais determinando o bloqueio de chaves pix, contas bancárias e perfis em redes sociais.
Desde o início da Operação SOS, que conta com apoio do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMP), foram identificados 32 perfis relacionados a falsos pedidos de doações, bem como, dezenas de anúncios promovendo campanhas fraudulentas.
Golpes mais comuns
Segundo a plataforma gratuita de denúncia de golpes SOS Golpe, que já atendeu mais de 25 mil vítimas, a tática utilizada pelos golpistas de falsas doações não é nova. Os tipos de golpes identificados que se aproveitam do momento sensível do Rio Grande do Sul variam em método e podem ter o objetivo de prejudicar tanto quem quer ajudar quanto quem precisa de ajuda.
Intensificados durante este momento pelo qual passa o Rio Grande do Sul, os golpes do pix são classificados como estelionato, que “consiste em obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante fraude”, revela o advogado Matheus Saback, da Fonseca e Saback Advocacia, com atuação especializada na área criminal, e fonte para tratar do assunto, que diz que o cerne desse crime patrimonial é o emprego da astúcia para ludibriar terceiros e auferir alguma vantagem. Com a ajuda de um advogado especialista, a vítima pode se defender e buscar o ressarcimento do seu dinheiro.
Saiba quais são os cibercrimes mais praticados:
Roubo de dados pessoais
Que acabam sendo utilizados para que os golpistas invadam contas bancárias e se apropriem do dinheiro
Golpe por falsa central de atendimento
Que acontece quando a vítima é enganada e acredita estar em contato com uma instituição confiável, mas acaba cedendo seus dados ou fazendo transferências para os criminosos;
Perfil falso de whatsapp
Contexto em que os golpistas se passam por uma determinada pessoa, entrando em contato com amigos e familiares para solicitar dinheiro para situações urgentes;
Falsas promoções e ofertas
Quando a vítima é direcionada para um site fraudulento, onde é oferecida uma boa oferta, porém com o Pix como única forma de pagamento. Assim, a pessoa acaba pagando direito aos criminosos.
Qr Code ou Chave Pix falsas
Ocasião em que a vítima é induzida a transferir dinheiro para uma conta indevida.
Como iniciar o processo para recuperação do dinheiro?
Iniciar o processo de recuperação do dinheiro após um golpe do pix é mais simples do que parece, e é aqui que a ajuda de um advogado especializado pode ser muito útil. Basicamente, o processo envolve a coleta de todas as evidências possíveis, a documentação do golpe e a apresentação de uma reivindicação diretamente na justiça.
O que acontece durante o processo de recuperação do dinheiro?
Durante o processo de recuperação do dinheiro, seu caso será analisado e investigado. Isso pode envolver a análise de registros bancários, a verificação de correspondências e transações e a colaboração com autoridades financeiras e policiais.
Quais são os possíveis resultados do processo de recuperação do dinheiro?
Os resultados do processo de recuperação do dinheiro podem variar. Em alguns casos, a indenização poderá ser mais elevada a depender das circunstâncias. É importante, no entanto, ter em mente que é plenamente possível recuperar todo o valor perdido e ainda receber uma indenização do Banco. Para isso, caprichar nas provas e escolher um advogado especialista são providências importantíssimas a cumprir.
Conclusão: Recuperar o Dinheiro Perdido em Golpe do Pix
Ser vítima de um golpe do PIX é uma experiência traumática, mas não significa necessariamente que você precisa aceitar a perda. Existem ações que você pode tomar para tentar recuperar seu dinheiro e buscar justiça. Lembre-se, a ajuda de um profissional experiente pode ser inestimável neste processo.