Em encontro realizado na última quarta-feira (5) em Vitória, economistas e especialistas em finanças apresentaram entendimento de que a ‘desintermediação bancária’ no mercado financeiro melhora a rentabilidade para o investidor, diminui o custo da empresa e facilita a tomada de crédito, suportando o desenvolvimento da economia.
Os pontos foram apresentados pelo economista-chefe da Apex Partners, Arilton Teixeira, no encontro que teve participação do diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis. Para Arilton, uma das principais funções do mercado financeiro é facilitar o encontro entre investidores e empreendedores.
“De um lado investidores buscando oportunidades de retorno financeiro a partir da aplicação do seu capital e, de outro, empreendedores buscando financiamento para viabilizar ou potencializar seus negócios e ideias. Assim, os serviços financeiros permitem a união dessas duas engrenagens que impulsionam e desenvolvem a economia: a oferta de capital e a necessidade de investimentos”, pontuou.
O economista ainda vê de maneira positiva a retomada do crescimento da economia desenhada para 2017. “Como estamos saindo da crise e os juros começaram a cair, as empresas e famílias que se endividaram durante a crise tem oportunidade de reestruturar sua dívida, com juros mais baixos e com prazos de pagamento maiores. Já aquelas que se ajustaram durante a crise e não estão muito endividadas, irão agora voltar a crescer porque poderão captar mais recursos no mercado”.
R7