O curta-metragem ‘Sementes de saberes Pataxó: educação indígena na Aldeia Kaí’ estreia na tela da TVE nesta segunda-feira (21), às 20h. Abordando a educação pataxó na Aldeia Kaí, terra indígena de Comexatibá, no Extremo Sul da Bahia, o filme traz lideranças e professoras que revelam a importância da criação da Escola Estadual Indígena Kijẽtxawê Zabelê na comunidade para a manutenção dos saberes, costumes e tradição do Povo Pataxó. O curta também pode ser conferido em horário alternativo na quinta-feira (31), às 20h.
A Escola, além de receber estudantes não-indígenas, também é reconhecida como referência na prática pedagógica em diálogo com a sabedoria ancestral e o ensino da língua indígena Patxôhã. A obra expõe os desafios enfrentados pela comunidade na luta por valorização, reconhecimento e estrutura da educação escolar indígena, além de contextualizar as violências históricas sofridas pelo povo Pataxó nesse território, onde se deu a primeira invasão dos portugueses, e que ainda se mantém em resistência frente a tantos conflitos latifundiários.
Produzido pela Maestra Productions e idealizado por Jandaia Pataxó, Kayanalu Souza, Xohã Pataxó, Xawã Pataxó e Jacupemba Pataxó, o processo de realização do curta-metragem foi construído junto à Associação Indígena Pataxó Aldeia Kaí a partir das questões já refletidas e vivenciadas pela própria comunidade, sem separar o conceito de educação de todo o conhecimento que atravessa o viver indígena do Povo Pataxó.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
twitter.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
Serviço:
Educação indígena Pataxó é tema de curta inédito na TVE
Quando: segunda-feira (21), às 20h. Horário alternativo: quinta-feira (31), às 20h.
Onde: TVE e tve.ba.gov.br