No primeiro dia sem o funcionamento do trem do Subúrbio, nesta segunda-feira (15), os antigos passageiros sentem os reflexos da falta do transporte, desativado após 160 em operação. Cerca de seis mil pessoas usavam o serviço todos os dias e agora terão de se adaptar sem o trem.
Os trens ligavam o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos-os-Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe. Para que a população continue se deslocando na região, o transporte agora será feito por ônibus.
Os usuários do trem reclama que com a desativação, terão de gastar mais tempo para se deslocar para os locais onde o trem passava. Além disso, os gastos com transporte também aumentou. Antes, o valor da passagem de trem era de R$ 0,50. Já a passagem de ônibus, em Salvador, custa RS 4,20.
Uma das usuárias, Geórgia Souza, passou 20 anos utilizando o meio de transporte. Ela mora em Paripe e trabalha em um restaurante na Feira de São Joaquim, no bairro do Comércio. Geórgia tem que acordar mais cedo para pegar um ônibus e chegar no horário no trabalho.
“Tem que sair mais cedo. Antes eu saía um pouquinho mais tarde e chegava mais cedo. Ainda depende do trânsito, que não tem para onde correr. Todos os dias temos esse engarrafamento”, disse.
Ela fala sobre o impacto no orçamento da família com a mudança no transporte. Com o trem, Geórgia gastava em média R$ 24 por mês. Utilizando ônibus, esse gasto será de R$ 201,60. O marido dela também usava o trem todos os dias. Ou seja, o aumento no gasto com transporte será em dobro.
“Eu conversei com meu esposo, a gente está querendo alugar uma casa aqui nos Mares, na Calçada. A gente fez a comparação do transporte e o aluguel vai sair a mesma coisa. A gente vai chegar mais cedo”, disse.
“A gente vai ter que fazer uma escolha: ou pagar mais caro e chegar mais tarde, ou mudar de moradia, ficar aqui mesmo, morar por aqui agora [perto do trabalho]”, conclui.
Desativação
O trem deixou de funcionar no sábado (13), desativado para a construção do VLT, um tipo de monotrilho, movido à propulsão elétrica, que vai substituir o sistema de trem. Segundo o governo do estado, as obras de implantação do VLT estão previstas para serem concluídas no prazo de 24 meses.
O equipamento é investimento do Governo do Estado da Bahia. Mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso que vão ligar o bairro do Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
Linhas alternativas ao trem
Após a avaliação das linhas do Sistema Integrado de Transporte Coletivo que atendem a região do Subúrbio Ferroviário com percurso coincidente, integral ou parcialmente, ao trajeto realizado pelo trem foram definidas as linhas abaixo como principais alternativas:
- 1614 – Itaigara X Mirantes de Periperi Via Brotas;
- 1607 – Barra X Paripe Cocisa;
- 1550 – Vista Alegre/Alto de Coutos/Estação Pirajá;
- 1633 – Ondina X Mirantes de Periperi;
- 1606-01 – Base Naval Barroquinha;
- 1606-00 – Paripe X Barroquinha;
- 1651 – Lapa X Base Naval Via Estrada Velha;
- 1637 – Mirantes de Periperi – Imbuí/Boca do Rio;
- 0706-00 – Nordeste – Joanes / Lobato;
- 1642 – Lapa X Boa v. Lobato;
- 1615 – Lapa X Plataforma;
- 1568 – Barra X Faz. Coutos/vista Alegre;
- L111 – Baixa Do Fiscal / Lobato – Brasilgás.
- 1567 – Vista Alegre – Barra
- 1608 – Paripe X Ribeira
- 1635 – Joanes X Lobato X Rodoviária