O momento pós-pandemia está aquecido para o setor de franquias no Brasil. Somente no primeiro trimestre de 2023, o mercado alcançou a marca dos 17,2% de crescimento, se comparado ao mesmo período no ano passado, quando atingiu 14%, segundo último balanço da Associação Brasileira de Franchising. A pesquisa ainda revela que a localização das operações é, preferencialmente, nas ruas, nos shoppings e nos supermercados. E o perfil dos franqueados é composto de empresários procurando novas oportunidades, investidores e indivíduos buscando opções de carreira. Otimista com os números, o economista e empresário Diogo Dumet, do ramo de formatação de franquias, conta que diversos são os nichos que estão em ascensão, a exemplo de saúde, beleza e bem-estar, alimentação e hotelaria e turismo. Ele ainda afirma que este setor segue sendo o que mais cresce na economia do país há anos, reforçando que existem marcas que estão ampliando seus horizontes não só para dentro como também para fora do Brasil.
O Instituto Priorit – clínica especializada em autismo e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), é uma das marcas que está nesse movimento. Com nove unidades espalhadas pelo Brasil, inclusive em Feira de Santana, na Bahia, ela está indo para a sua primeira internacionalização em Lisboa, Portugal. Diogo Dumet, CEO da MPDUMET – empresa formatadora de diversas franquias no Brasil há anos, está liderando, pela primeira vez, este processo de globalização de marca. “É uma satisfação muito grande participar de todo o processo de concepção, ampliação e sucesso de um cliente, como o Instituto Priorit. Agora, fora o Brasil, o desafio é ainda maior, já que o protocolo de internacionalização exige muito estudo de um mercado novo e completamente diferente, além de planejamento e investimento, claro. Porém, a expectativa é de um futuro promissor, como tem já tem sido aqui no Brasil”, detalha o especialista.
Aline Kabarite, uma das donas da marca Instituto Priorit, conta que a ideia de concepção da clínica surgiu há cerca de 15 anos. “Fomos pioneiros no Brasil no que se refere a um trabalho integrado e transdisciplinar voltado para crianças, adolescentes e adultos autistas. E, por isso, muitas famílias de outros estados nos procuravam. Elas buscavam não só uma avaliação, mas, principalmente, entender o que, realmente, os filhos precisavam em termos de tratamento e intervenção. Entretanto, quando elas chegavam em suas cidades, não encontravam nenhum espaço ou profissionais que trabalhassem, verdadeiramente, de forma integrada. Isso partia nossos corações! A ideia de levarmos o Priorit para outros estados era uma necessidade não só do mercado, mas do nosso desejo de acolher e acompanhar essas famílias. Hoje, fico feliz com nosso crescimento, e a chegada em Portugal nos evidencia que ainda temos muitas famílias para abraçar!”, enfatiza a empresária e fonoaudióloga.
Por que internacionalizar uma franquia?
Diogo Dumet conta que a internacionalização pode proporcionar benefícios diversos para empresas em geral, como também para as franquias. “O principal deles é o potencial de crescimento que surge com a possibilidade de explorar um mercado fora e diferente do que é de costume, podendo esse novo cenário ser carente do serviço que você quer ofertar com a sua marca. Além disso, diante das oscilações que são naturais do mercado, é possível reduzir os impactos, havendo uma maior segurança para o seu negócio como um todo. Sem falar no leque de possibilidades quando o assunto é tecnologia e inovação. O contato com outro país aumenta a probabilidade de surgir novas ideias, diferenciais e, assim, agregar ainda mais valor à sua franquia / marca”, esclarece.
Sentido inverso
Muitas marcas também fazem o sentido inverso, apostando no Brasil como um polo promissor para o seu negócio. A Inter Academy Brazil, por exemplo, é uma franquia que possui mais de 50 unidades espalhadas pelo país. “Ela é uma rede de escolas de futebol, que oferece um programa completo para meninos e meninas de 05 a 17 anos o qual tem como metodologia de base os treinos e um modelo de gestão próprio. Ou seja, as pessoas acabam investindo num produto oficial da Internazionale de Milão, uma marca global, sem sair do Brasil”, ressalta Diogo Dumet que, além de ter formatado a franquia no Brasil, também é um franqueado.