No ano em que celebra seu 40º aniversário, a Escola Olodum lança a iniciativa educacional “Seja Aluno da Escola Olodum por um Dia“, que oferece workshops gratuitos de percussão e dança afro. Os workshops ocorrerão no dia 14 de outubro, tanto no turno matutino quanto no vespertino.
Os workshops de percussão, liderados pela maestrina Tainara Miliane, terão 40 vagas disponíveis para o público de 7 a 14 anos no turno matutino, das 09h às 11h, e 40 vagas para o público de 15 a 29 anos no turno vespertino, das 14h às 16h. Eles serão realizados em frente à Escola Olodum, na Rua Alaíde do Feijão, número 30. As inscrições podem ser feitas online através do formulário do Google: link de inscrição https://forms.gle/wMMTwAVgwCni89Cs8 e também no local, caso ainda haja vagas disponíveis.
Os workshops de dança afro contemporâneo, ministrados pelo professor Wagner Amorim, seguirão um cronograma semelhante, com 40 vagas para o público de 7 a 14 anos no turno matutino, das 9h às 11h, e 40 vagas para o público de 15 a 29 anos no turno vespertino, das 14h às 16h. Estas atividades ocorreram na Casa do Olodum. As inscrições podem ser feitas online através do formulário do Google: link de inscrição https://forms.gle/pB9Lmo4NGt4tAmsr5 e também no local, caso ainda haja vagas disponíveis.
Fundada em 1983, o projeto Rufar dos Tambores, agora conhecido como Escola Olodum, atualmente sob a direção majoritariamente composta por mulheres negras e jovens, desempenha um papel fundamental na comunidade afrodescendente da Bahia e do Brasil. Ao longo dos anos, a Escola Olodum se tornou um farol de inovação na interseção de arte, educação e diversidade cultural, tornando-se uma referência nacional e internacional.
O principal destaque da Escola Olodum é seu compromisso com a educação antirracista e a transformação social. Utilizando a música e a cultura como instrumentos para promover os direitos humanos e a defesa da democracia, a instituição tem trabalhado incansavelmente para incluir crianças e jovens, com idades entre 7 e 29 anos, em sua missão de empoderamento e inclusão.
A Escola Olodum convida a todos a participar desses workshops gratuitos como uma maneira de celebrar sua história de 40 anos, promover a cultura afro e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa. Através da música, dança e educação, a Escola Olodum continua a ser um farol de esperança e transformação na Bahia e no Brasil.