A campanha Setembro Amarelo, que este ano tem como tema “Conversando sobre a vida”, será lançada nesta quarta-feira (1º), às 17h30, com transmissão ao vivo na TV Educa Bahia e no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no Youtube (https://bit.ly/3zxztiZ). A ação está relacionada ao 10 de setembro, data escolhida mundialmente como o Dia da Prevenção ao Suicídio, e tem à frente as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), além do Fórum Pensar Saúde. As atividades serão voltadas à rede estadual de ensino e aos servidores da Educação e da Saúde. A abertura contará com o médico, terapeuta e educador Feizi Milani, com a palestra “Como está a sua alegria de viver?”.
Os conteúdos do Setembro Amarelo buscam conscientizar sobre os sintomas e os fatores de riscos; desconstruir mitos e a importância do gerenciamento do autocuidado e alegria de viver. Esta é uma questão de saúde pública da maior gravidade e não menos delicada a ser enfrentada. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, estando em primeiro lugar a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo cresceu no Brasil inteiro, levando-se em conta que a melhor forma de enfrentar o problema é conversar sobre o assunto. Por isso, a SEC, SESAB e o Fórum Pensar Saúde estão mais uma vez juntos nesta ação de prevenção. Assim, durante o Setembro Amarelo, lives e oficinas (presenciais e on-line), com a presença de psicólogos, assistentes sociais e equipe multidisciplinar do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da SEC serão realizadas.