O Centro Social Urbano (CSU) de Portão está sendo utilizado para a qualificação profissional e conquista de sonhos dos moradores de Lauro de Freitas. O Programa “Futuro Aberto”, de iniciativa da Humana Brasil, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Juventude (SEJU), conta com mais de 200 alunos matriculados nos cursos profissionalizantes gratuitos de informática, estética, inglês, atividade física, barbearia, corte e costura. Através do projeto, os participantes também são preparados para o mercado de trabalho e aprendem técnicas de atendimento.
A coordenadora do CSU, Cristina Noronha, explica que as aulas foram iniciadas em maio, com turmas matutinas e vespertinas. O curso tem duração de 10 meses. “Estão todos muito entusiasmados com essa oportunidade. A procura pelas capacitações foi muito boa e a participação é surpreendente. O mais importante para esse curso é a oportunidade de encaminhamento para vagas de emprego e melhorias para toda a comunidade”, disse.
O curso de corte e costura foi um dos mais procurados pelas mulheres. Durante as aulas, aprendem a criar moldes, cortar os tecidos, manuseio das máquinas, entre outras técnicas para fabricação e ajuste de roupas. A professora Ana Lícia Oliveira conta que algumas alunas já estão colocando em prática os aprendizados, fazendo pequenos ajustes para terceiros. “Muitas já estão conseguindo complementar a renda, através de pequenos serviços. Isso é um retorno muito positivo. Percebo que as alunas estão felizes e com a autoestima bastante elevada. Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento comunitário e inclusão social”, comentou.
No curso de barbearia, também há alunos com expectativas para conseguir melhorar a renda e qualidade de vida. Além do corte de cabelos, os inscritos aprendem a fazer sobrancelha, barba, pigmentação e descoloração. Também passam por aprendizados sobre biossegurança e gestão financeira. Adelmo Pereira dos Santos, 46 anos, morador do bairro de Portão, está muito ansioso em finalizar as aulas para abrir o seu próprio negócio. “Eu sempre gostei dessa área, mas precisava me qualificar. Estou fazendo o curso para investir em uma barbearia e atender o público da melhor forma possível”, relatou.
Visita
Nesta quinta-feira (13), a representante da Humana Internacional, Ana Eausen, esteve no local para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no município. Ela ficou encantada com a organização das aulas, dedicação dos professores e entusiasmo dos alunos do município. Após visitar algumas turmas, falou um pouco sobre a importância do projeto e dedicação individual. “Gostei muito do que eu vi. Os alunos estão bastante motivados, para que possam conseguir um futuro melhor. É um aprendizado que esses jovens poderão passar para outras pessoas e conseguir uma independência financeira”, comentou.
Jornalista: Iana Silva
Foto: Raphael Muller