Um processo de plágio movido pelo publicitário mineiro Leonardo Soltz contra a empresa Xuxa Produções e Promoções acabou com a condenação da rainha dos baixinhos, que terá que pagar R$ 40 milhões.
Na ação, que foi aberta há mais de 20 anos, o profissional afirma que houve o uso indevido dos personagens da Turma do Cabralzinho, criada para comemorar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.
De acordo com o site Conjur, o valor da condenação foi determinado pela 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (13).
Segundo o publicitário, ele apresentou sua ideia para a empresa, que não se interessou pelo projeto. Todavia, pouco tempo depois, a produtora anunciou o lançamento da Turma da Xuxinha nos 500 anos de Descoberta do Brasil. As informações são do site Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
O valor inicial foi de R$ 65,2 milhões, levando em consideração a reprodução das imagens em produtos licenciados e a tiragem das revistas. Esse valor também levou em conta os mais de 20 anos que levou para chegar a uma solução. Entretanto, ainda é possível recorrer nas esferas superiores.
Todavia, antes da condenação final, a Justiça determinou que o valor fosse reduzido, abaixando o percentual dos lucros de 70% para 50% do que foi faturado em duas promoções.
Bahia Notícias