Entendida como o processo de conduzir ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, a capacidade de liderança é um dos atributos mais valorizados hoje tanto na vida pessoal como profissional. No entanto, não é toda pessoa que tem essa habilidade. Ser um bom líder envolve diversos aspectos. Uma maneira de treinar essa capacidade é a participação em empresas juniores ainda na época da faculdade, de acordo com o presidente da UNIJr-BA Daniel Hymer.
Uma vez que as empresas juniores são administradas pelos próprios graduandos, isso permite que os jovens possam desenvolver seu lado empreendedor além de exercitar aspectos como gestão financeira e de qualidade, gestão de pessoas, planejamento de projetos, desenvolvimento de novos produtos e coordenação de recursos humanos.
“Acreditamos muito que líderes conseguem reunir um grupo de pessoas em torno de um propósito para assim gerar resultado. Para isso, buscamos trabalhar três principais pontos no Movimento Empresa Junior: gestão, projetos e cultura empreendedora”, destaca Hymer. E acrescenta: “a formação de líderes orientados a resultados gera impacto no ecossistema, e com isso transformamos a realidade não só do nosso estado, mas do Brasil como um todo”.
O engenheiro Alisson Sobral conhece bem essa realidade. Na época da graduação, participou da ENGETOP, empresa junior de engenharia civil da UFBA, e hoje tem uma empresa de produção de eventos em Salvador, a Plano A. “A passagem por uma empresa junior ajuda a desenvolver competências e habilidades essenciais para exercer liderança. Você tem a experiência de liderar processos e equipes ainda novo e isso representa um grande diferencial na carreira”.
Conheça 3 características de liderança treinadas em empresas juniores, de acordo com o presidente da UNIJr-BA:
Gestão – está relacionada a formar uma equipe de alta performance que alcance suas metas de forma constante
Projetos – tem a ver com o foco na criação das melhores soluções para o mercado, desenvolvendo uma quantidade maior e melhor de projetos
Cultura empreendedora – presença ativa na rede, se conectando com outras empresas juniores, além de estimular a superação e compartilhamento de novos desafios
Sobre a UNIJr-BA
Na Bahia, o Movimento Empresa Júnior é representado pela UNIJr-BA. Atualmente, cerca de mil universitários baianos passam por essa experiência e são impactados pelo propósito de transformar o Brasil por meio do empreendedorismo. O crescimento da iniciativa é notório: são 757 empresas juniores espalhadas pelo país, com a participação de 20 mil universitários. Na Bahia, são 40 empresas juniores federadas a UNIJr-BA, distribuídas em Salvador, Alagoinhas, Cachoeira, Feira de Santana, Cruz das Almas, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso e Governador Mangabeira.