Estudantes e profissionais discutem a participação feminina nas coberturas jornalísticas e o dia-a-dia da profissão
A presença feminina no dia-a-dia das coberturas fotográficas é o tema do encontro “Meninas superpoderosas do fotojornalismo – O dia-a-dia das repórteres fotográficas”, que acontece na Unirb – Faculdade Regional da Bahia, em Patamares, no próximo dia 25 (sexta-feira), às 18h30. O evento conta com a participação especial da repórter fotográfica Eny Miranda, sócia da Agência Cia da Foto e com passagem pelos principais veículos de comunicação do País.
No passado, o fotojornalismo era dominado por homens. Coberturas factuais, de guerra, de grandes eventos, eram ocupadas pelos repórteres do sexo masculino, realidade que aos poucos foi se transformando e hoje o espaço é dividido igualmente. Homens e mulheres se lançam na aventura das pautas diárias, seja para jornais, revistas, TVs e web. O evento é uma promoção do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc).
A participação é livre para estudantes e profissionais, sendo sugerida a doação de um quilo de alimento não-perecível para ser entregue a uma instituição beneficente. O evento contará com uma mesa redonda com as experientes fotógrafas Margarida Neide – organizadora e diretora de Comunicação do Sinjorba, Alessandra Lori, Manuela Cavadas, Rejane Carneiro e Carol Garcia.
O debate será conduzido pelos estudantes de jornalismo da Unirb, mas com participação aberta de todos os cursos. “Nosso objetivo com esse ciclo de debates é ressaltar o profissionalismo. Vamos discutir a participação das mulheres no dia-a-dia do fotojornalismo, as opções e rumos do mercado e de como o olhar feminino traz um diferencial para as coberturas jornalísticas”, salienta Margarida Neide, uma das pioneiras no fotojornalismo esportivo na Bahia. O evento discute o empoderamento feminino e traz também reflexões sobre a profissão no momento atual.
++++
Serviço: Debate “Meninas Superpoderosas do Fotojornalismo – O dia-a-dia das repórteres fotográficas”
Local: Auditório da Unirb – Faculdade Regional da Bahia (Patamares, ao lado do teatro Diplomata)
Data: 25 de novembro (sexta-feira), a partir das 18h30
Entrada: aberto ao público, com doação de um quilo de alimento não-perecível
Participantes:
Margarida Neide – Primeira mulher a atuar como repórter fotográfica em coberturas de futebol na Bahia. Trabalhou nos jornais Correio da Bahia, Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Hoje e, atualmente, é repórter fotográfica do A Tarde e diretora do Sinjorba
Eny Miranda – Convidada Especial – Sócia da Agência Cia da Foto. Trabalhou em veículos como Estado de Minas, O Globo, Estadão, Revista Caras, Campanhas políticas, Agência Queen Intrnacional Europa, Núcelo de Imprensa do Governo do Rio de Janeiro.
Alessandra Lori – É fotojornalista e jornalista em formação. Já trabalhou para a empresas como construtora Cirela Andrade Mendonça, Editora Abril, site IG, O Boticário, VIVO, e Governo da Bahia, pela a SECOPA, onde fez a cobertura de grande parte dos eventos que antecederam a Copa em Salvador. Colaboradora da Fotoarena
Manuela Cavadas – Dedica-se ao portifólio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Também colabora com o Unicef. Atuou em jornais e revistas do exterior e de Salvador. Em Londres, registrou a arte de rua para o estúdio de marketing cultural Mo-Shon; em Luanda, fez trabalhos publicitários para o Ministério das Comunicações de Angola.
Rejane Carneiro – Rejane Carneiro, jornalista pela UFBA, pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais Digitais pela UNIME, foi por 25 anos repórter fotográfica do jornal A Tarde, reúne publicações em livros e revistas, exposições (6 individuais e 13 coletivas) e 8 prêmios ( 5 pela Associação Baiana de Imprensa).
Carol Garcia – Carol Garcia é fotógrafa e jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Artes Visuais pelo Senac – Bahia. Desde 2008, atua como repórter fotográfica em órgãos de assessoria de imprensa, além de ser freelancer na cobertura de eventos sociais e artísticos.