Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Encontro estadual discute políticas públicas para pessoas cegas e com baixa visão

O debate visa contribuir para a disseminação de informações no enfrentamento ao capacitismo e fortalecimento da rede de proteção e apoio às pessoas com deficiência

Por uma Bahia mais inclusiva e acessível. Esses são os objetivos do 6ª Encontro Estadual de Pessoas Cegas e com Baixa Visão que acontece de terça-feira (4) a quinta-feira (5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), promove o debate junto com o Fórum Baiano de Pessoas Cegas e com Baixa Visão (FBPCBV).
O encontro reúne representantes da sociedade civil, do poder público e de movimentos sociais para fortalecer o diálogo, garantir escuta qualificada e construir, de forma coletiva, propostas de políticas públicas voltadas à inclusão e aos direitos das pessoas cegas e com baixa visão na Bahia. O debate visa contribuir para a disseminação de informações no enfrentamento ao capacitismo e fortalecimento da rede de proteção e apoio às pessoas com deficiência.
Palestras com temas ‘Corpo em Movimento e Vida Ativa’, ‘Sexualidade e Inclusão’, ‘Audiodescrição’, ‘Mobilidade e Acessibilidade no Cotidiano’, ‘Saúde e Deficiência Visual’ e ‘Inovações em Prótese Ocular e Lentes Especiais’ fazem parte da programação do encontro. Já as mesas redondas trazem pautas como ‘Tecnologia e Acessibilidade’ e ‘Educação Inclusiva’, que também estão incluídas no Encontro Estadual.
SERVIÇO
O QUE: 6ª Encontro Estadual de Pessoas Cegas e com Baixa Visão
QUANDO: Dias 4 de Novembro (Terça-feira), 8h às 12h e das 13h às 17h; e 5 de novembro (Quarta-feira), das 8h às 12h
ONDE: Instituto Anísio Teixeira – IAT (Estrada da Muriçoca, S/N, São Marcos, Salvador)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar