O último sábado de janeiro (27/01), no Pelourinho, vai ser ao som do pandeiro, tamborim, surdo, percussão, ganzá, agogô, cavaquinho, violão e cuíca. O ensaio geral do bloco Amor e Paixão, a partir das 19h, na Praça Pedro Arcanjo, com Nelson Rufino e Eduardinho (Fora da Mídia) e contará com nomes convidados da chamada prata da casa. A festa tem apoio do Programa Estadual de Combate à Fome. O acesso será mediante a doação de 1kg de alimento.
O bloco está completando duas décadas de desfiles no circuito Osmar. Este ano, a agremiação ganhará a Avenida com o tema “Uma História de Amor ao Samba” e rende homenagem a grandes nomes representativos do gênero musical como Tia Ciata, Dona Invone Lara e Gal do Beco com o tema “Uma História de Amor ao Samba.”.
Considerado a alma do bloco, Nelson Rufino, aos 81 anos, vê o crescimento e fortalecimento do ritmo como contribuição para o carnaval baiano. “É muita história. Tivemos altos e baixos com a queda das escolas de samba na folia, de onde sou oriundo. No período de queda, surgiram os blocos de samba fomentando a quinta de Momo. Lindo de se ver”, declara.
Numa lista incompleta de composições, Nelson tem um legado rico. Entre muitos sucessos, o artista tem parceria com nomes como Edil Pacheco, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Roberto Ribeiro, Noca da Portela. Em seus shows não podem faltar no repertório os grandes sucessos “Aruandê”, “Verdade”, “Mel pra minha dor”, entre outros.
Em contagem regressiva para a folia, as fantasias (camisa e chapéu tipo Panamá) estão à venda no balcão do Projeto Samba Vivo, no Piso L4 do Shopping Piedade, Ticket Maker, Central do Carnaval e PIDA. Na quinta de Momo, o Amor e Paixão desfila com Nelson Rufino, Eduardinho (Fora da Mídia), Batifun e Resenha da Fafá.