A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Socicam, empresa que administra as estações do sistema BRT Salvador, anteciparam o Dia das Crianças, celebrado no sábado (12), para esta sexta-feira (11), em uma das creches ligadas à Santa Casa da Misericórdia da Bahia. A ação envolveu a entrega de presentes, como resultado de uma campanha de arrecadação de brinquedos que, neste ano, recolheu na capital baiana quase 600 doações, o triplo do quantitativo em 2023.
Uma das unidades beneficiadas foi o Centro Educacional Infantil (CEI) Santo Antônio, no Bairro da Paz, que recebeu a visita dos agentes da Semob e representantes da Socicam. A programação animou a manhã das cerca de 120 crianças, de 3 a 5 anos, assistidas no local.
A gerente de Estudos e Pesquisas da Semob, Taline Costa, destacou o momento como fundamental para as crianças. “Esse é um evento que já vem sendo realizado já há alguns anos pela Socicam, proporcionando à criança uma oportunidade dela ter acesso a esse brinquedo. São crianças que estão em situação de vulnerabilidade e que muitas vezes não têm a oportunidade de receber um presentinho nessa data especial”.
Para Taline, a iniciativa também deu a oportunidade de unir a sociedade junto ao poder público. Diariamente, 65 mil passageiros passam pelas estações BRT, estimulando os usuários a participarem da ação social.
“É o segundo ano (da iniciativa) aqui nessa creche e esperamos que a gente possa fazer novamente, trazendo mais brinquedos para podermos dar alegria para essas crianças. No ano passado, foi sucesso. Nós tivemos a participação de nossos colaboradores também, que se juntaram e compraram presentes novos para as crianças”, celebrou Cristóvão Ramos, profissional que atua no BRT.
Emoção – Coordenadora do CEI Santo Antônio há nove anos, Célia Guimarães não escondeu a emoção do momento. “Temos 104 crianças aqui, de dois a cinco anos em tempo integral, e o brincar é fundamental na vida delas. A gente agradece porque o brinquedo faz parte do pedagógico também”.
A gestora lembrou que, durante toda a semana, a escola proporcionou uma semana diferenciada em alusão ao Dia das Crianças: “Mas partindo para as doações, eu espero que outras pessoas também se sensibilizem e percebam que as crianças precisam desse olhar, precisam desse cuidado. Parece tão simples, mas para elas tem um olhar, tem uma dimensão fantástica”.
A coordenadora pedagógica, Lucineide Oliveira, reforçou a importância da iniciativa. “Um brinquedo vai além do somente brincar. Há uma construção, sim, dentro do planejamento das professoras, que a gente chama do brincar com intencionalidade, no qual a gente consegue observar o desenvolvimento das crianças dentro da introspecção, extroversão, participação”, avaliou.
Surpresa – O pequeno Victor Soares é aluno do Grupo 4 e não escondia a alegria com o carrinho de brinquedo que ganhou. “Fiquei feliz com o presente. Vou mostrar para o meu pai que o que ganhei e vou brincar muito”. Aos 5 anos, Maria Cecília não desgrudava da lhama de pelúcia que conseguiu de presente: “Eu achei lindo, não sabia que ia ganhar presente hoje e foi uma surpresa legal. Vou curtir muito”.
Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS