A Escola Carlos Murion, localizada na Cidade da Luz, instituição sem fins lucrativos fundada e presidida pelo médium José Medrado e que visa auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade, ficou entre as Top 10 das 419 escolas públicas de Salvador e entre as quatro melhores das 57 que compõem a Regional Itapuã no ano de 2023. O ranking, que acaba de ser divulgado, é conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, levando-se em consideração a nota alcançada no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi de 6,6.
Fundada em 2004, em área do Complexo Cidade da Luz, e com a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador, a escola leva o nome de um dos mentores espirituais da instituição, Frei Carlos Murion, e tem capacidade para 300 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, nos turnos matutino e vespertino. A unidade dispõe de seis salas de aula e uma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), área específica para secretaria e diretoria, além de sanitários e cozinha. A Escola Carlos Murion também conta com chromebooks que são levados para as salas de aula e usados nos cantinhos de leitura, além de amplo espaço externo para recreação dos alunos, incluindo uma quadra poliesportiva.
Entre os diversos critérios que levaram a unidade educacional a alcançar esse resultado, a diretora da escola Tatiana Salvador, que é licenciada em Letras e Pedagogia, elenca a existência de um corpo docente engajado e comprometido com a proposta pedagógica de alcançar bons resultados através de um olhar humanizado e afetivo com a comunidade escolar; a gestão democrática e participativa, na qual todas as decisões são tomadas em conjunto, visando ter uma equipe que se sinta pertencente e responsável pela escola e seu bom funcionamento; e a valorização dos funcionários terceirizados, proporcionando a eles formação e instruções de como lidar com as crianças em diversas situações.
A prática contínua de análise dos resultados anteriores, a implantação de ações e estratégias do planejamento pedagógico com foco na correção dos pontos críticos e a implantação da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender alunos internos e externos com acompanhamento multidisciplinar, visando alavancar suas potencialidades com atividades direcionadas para cada criança, também foram apontadas por Tatiana Salvador como fundamentais para a conquista do resultado.
“É preciso destacar a parceria com a Cidade da Luz no amparo às questões socioemocionais, oferta de atividades esportivas, suporte a algumas necessidades com relação à infraestrutura física e apoio ao calendário de atividades extracurriculares”, destaca a diretora. Ainda de acordo com ela, o conjunto de todas essas ações fortalece e proporciona a oportunidade de executar um bom trabalho e consequentemente alcançar resultados satisfatórios e comprovar que se está no caminho certo.
Sobre o processo de avaliação
O IDEB é um indicador que mostra o resultado do desempenho das escolas públicas brasileiras e o seu resultado se dá através de dois indicadores. Um deles é o fluxo com baixa ou nenhuma reprovação, no qual leva-se em consideração a frequência e evasão do aluno na escola. O outro indicador é a aprendizagem, em que se mede a proficiência dos alunos em leitura e resolução de problemas.
A avaliação feita para se obter esse resultado é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de responsabilidade do Ministério da Educação. Os testes são elaborados e aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o resultado reflete o trabalho realizado pelas escolas no que diz respeito ao empenho das unidades escolares em manter as crianças participativas e engajadas no processo de aquisição das aprendizagens.
Projetos desenvolvidos pela Cidade da Luz:
Centro de Cultura e Arte Pai João: Realiza ações socioeducativas e culturais, com oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu-jitsu; oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães; cãoterapia; além de cursos em parceria com o SESC
Escola Carlos Murion: A unidade educacional funciona, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental, com capacidade para 300 estudantes.
Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes: Oferece assistência de saúde gratuita, médica e odontológica, para a população carente, através de consultas e tratamentos com profissionais de saúde, todos voluntários
Caravana Fraterna Carlos Murion e o Grupo de Assistência Chico Xavier: Iniciativas visam dar assistência a pessoas em situação de risco social, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico.
Busão da Solidariedade: Concebido para oferecer banho e alimentação gratuitamente para públicos bastante diversificados, formado por jovens em situação de risco social, pessoas desalentadas que estão passando por dificuldades econômicas graves e foram para as ruas, cadeirantes, usuários de substâncias psicoativas, vítimas de preconceito por gênero, entre outros,
Núcleo de Psicologia Pablo Duran: Oferece atendimento psicológico a pessoas de baixa renda, contando com psicólogos voluntários.