Os projetos elaborados pelas escolas municipais Barro Duro e Tenente Gustavo dos Santos, de Lauro de Freitas, foram as vencedoras do “Concurso Cultural Caminhos para a Cidadania 2023”, promovido pelo Instituto CCR. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (2). Venceram o concurso os projetos “Tv Futuca Brodcast – Educação, comunicação, Informação e tecnologia”, do professor Elton Nascimento, e “Memória Brincante – Resgatando Trajetórias Ancestrais Lauro de Freitas“, da professora Gildete Araújo.
A premiação leva o nome da cidade de Lauro de Freitas para o Brasil a fora, já que as duas escolas premiadas foram as únicas da Região Nordeste. É o que diz a secretária Municipal de Educação (SEMED), Vânia Galvão. A titular da pasta destaca a importância do trabalho feito na rede de ensino e elogia os docentes. “É importante destacar a participação da rede municipal de Lauro de Freitas neste concurso da CCR Metrô. Pela quarta vez consecutiva, nós temos participado e os nossos professores têm ganhado prêmios em função dos trabalhos que foram apresentados. Nos sentimos muito orgulhosos de nossos professores terem se destacado com os trabalhos, projetos que foram apresentados por Gildete Araújo e Elton, ambos professores do bairro Areia Branca”, enalteceu.
Os temas abordados também foram elogiados pela gestora. Segundo ela, a premiação dá um destaque muito grande quando se trata de Brasil. “É um trabalho exitoso que vem sendo desenvolvido aqui na rede de educação municipal, como outras que já aconteceram. A rede em todos os concursos que participa ou editais, via de regras tem tido boas participações, é classificada, nossos professores são vitoriosos e ganham geralmente, como nesse caso. As temáticas abordadas, como o da professora Gildete, o “Brincando com o Barro”, e do professor Elton, que tratou sobre a “Tecnologia nas Escolas”, foram temas importantes para serem tratados. São duas escolas que tiveram esse destaque, envolvendo um contingente grande de escolas municipais no âmbito nacional”, completou.
A coordenadora de Projetos Especiais da Educação Básica da SEMED, Antônia Geny, ficou radiante com a conquista, que não é a primeira. “No ano passado tivemos uma escola que venceu, que foi a escola Tia Lucia, em Portão. Esse trabalho desenvolvido pela CCR Metrô tem coordenação da própria CCR. Ela é responsável pela articulação com as nossas escolas e está disponível para atender a qualquer dúvida e dificuldade. Estamos felizes com nossas duas escolas vencedoras”, contou.
Texto – Neison Cerqueira
Foto – Divulgação