Camaçari está no circuito do Projeto “Era Uma Vez e Apresente Outra Vez”, promovido pelo Ministério da Cultura (Minc), que leva oficinas de teatro para as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Por meio da iniciativa, oito escolas serão contempladas com atividades lúdicas educativas, e com a entrega de um acervo permanente de literaturas clássicas, adereços e fantasias de tamanhos variados. A Escola Maria José de Mattos, localizada na Gleba B, foi a primeira a receber as atividades, que aconteceram na segunda-feira (15/7).
Nesta terça (16), a agenda do projeto contemplou os alunos da Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, localizada no bairro Gleba E, e contou com a presença da “Trupe Educativa”, protagonizada pelos atores Matheus Negrão e Iago de Sousa.
Na oportunidade, Matheus descreveu a atividade da seguinte forma: “a gente começa com uma breve história do teatro, e as primeiras manifestações artísticas. Depois, passamos para algumas dinâmicas de grupo, de memória, expressão corporal e de reflexo. Em seguida, convidamos as crianças a apresentarem uma peça”. Já Iago, completou dizendo que, “a gente faz o que ama e ainda leva alegria para as crianças. E isso é muito gratificante”.
A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), acompanha a passagem do projeto pelas escolas e exalta a importância dessa vivência artística no processo de desenvolvimento dos estudantes, sobretudo os dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A diretora de Planejamento e Gestão da Seduc, Aylana Gazar, fala do quão essencial é essa união entre a educação e a cultura na formação dos alunos. “É uma riqueza muito grande para eles esse contato com a literatura, com a cultura, com as artes e com as múltiplas linguagens. É muito importante, porque potencializa as ações pedagógicas da escola”, observou.
Para as crianças, a experiência foi mais do que quebrar a rotina, pois os aprendizados e as técnicas das artes cênicas foram motivadores para deixar fluir a imaginação e conhecer ainda mais sobre a literatura e seus personagens encantadores. Como afirmou Monalisa Mota, 8 anos. “Gostei muito da história, de participar da peça e de tudo que aprendi hoje. Foi muito legal e divertido”.
O projeto permanece em Camaçari até o dia 24 de julho (quarta), passando também pelas escolas municipais Clube de Mães (Lama Preta), Neuza Menezes Barreto (Parque Satélite), Luís Pereira Costa (Dois de Julho), Virgínia Reis Tude (Verdes Horizontes), Sônia Regina de Souza (Tancredo Neves), e Américo Ferreira dos Santos (Barra do Pojuca).
O projeto “Era Uma Vez e Apresente Outra Vez”, acontece com apoio da empresa paulista Valgroup, cuja unidade produtiva na Bahia está localizada em Camaçari. Há mais de 45 anos no mercado, a multinacional, com operações no Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Uruguai, se tornou referência na produção, transformação e reciclagem de plástico. A Valgroup é uma empresa consolidada com o propósito de elevar a qualidade de vida da sociedade por meio de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens.