Figurinos coloridos, cartazes estilizados, estandartes imponentes e muitos outros elementos inspirados no tema dos Desfiles Cívicos 2023: “Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade”, estão sendo produzidos nas escolas que participarão das celebrações do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. Ateliês foram instaurados nas unidades de ensino e toda a comunidade escolar está contribuindo para garantir que as apresentações dos alunos encantem o público e transmitam reflexões que versam sobre solidariedade e cidadania.
A Escola Municipal Parque Verde é uma das seis unidades da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari que se apresentarão no tradicional desfile da Gleba E. Lá, a produção está a todo vapor, como revela a gestora Elenisia Reis. “Já temos muita coisa pronta e o trabalho continua. A comunidade escolar está participando ativamente e todos trabalhando juntos”. O depoimento da atendente administrativa Fabrícia Nascimento confirmou o discurso da gestora. “Estamos a todo vapor, animados para esse momento tão esperado que é o desfile. Servidores, pais, alunos, todos juntos nessa produção”, afirmou.
No Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Parque Real Serra Verde, mais conhecido como Pomar Encantado, o clima também é de animação. A professora Orlanda Soares explica que, por ser a primeira vez que a unidade participa do desfile, a expectativa é ainda maior. “Estamos nos preparando para realizar o nosso primeiro desfile, que será em Parafuso. Toda equipe está empolgada e as crianças também. Estamos ansiosos para ver a nossa escola na avenida”, contou.
A estudante Carla Letícia, de 5 anos, era só animação ao experimentar a fantasia. “Muito bonita. Vai ser muito bom desfilar”, disse. Mantendo a tradição, ocorrerão dois desfiles cívicos no dia 7 de setembro, o primeiro no bairro da Gleba E, a partir das 8h, e o segundo no turno da tarde, com início às 14h, em Parafuso.
Foto: Jean Victor