O desfile do Sete de Setembro na capital baiana e interior do estado terá apresentações de fanfarras das escolas estaduais. Em Salvador, o desfile em comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil terá a participação de cerca de 800 estudantes. No interior, 53 fanfarras irão compor o desfile cívico.
No Colégio Estadual Dinah Gonçalves, no bairro de Valéria, em Salvador, 60 alunos irão desfilar entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. Nesta terça-feira (4), eles realizaram os últimos ajustes e pretendem encantar o público com um espetáculo que une a harmonia dos instrumentos e os movimentos coreografados.
O estudante Ícaro Maciel está na fanfarra há nove anos, mesmo tempo de fundação do grupo. Ele garante que a expectativa é fazer bonito no dia do desfile. “Eu comecei junto com a fanfarra e me considero um dos veteranos. Tudo começou com um sonho de criança que ia assistir aos desfiles do Sete de Setembro. A escola abraçou a ideia de ter a fanfarra e, desde então, eu participo e me dedico a nossa apresentação. Quando estou desfilando, tenho a sensação de ser uma pessoa importante. Isso é incrível”, revela.
O músico Ruy Santos é o regente da banda. Segundo ele, os ensaios foram iniciados no mês de abril e o grupo se reúne quatro vezes por semana. No repertório, a mistura de estilos é uma estratégia para encantar o público. “Preparamos um repertório com música popular brasileira e sucessos internacionais. Com o grupo, sempre tento trazer músicas que estão na rotina deles e, dessa forma, despertar o sentimento cívico que carregamos com a gente”, afirma Ruy.