No dia 19 de outubro, terça-feira, a partir das 18 e até às 21h, acontecerá uma noite de autógrafos com o escritor paulistano Luiz Eduardo de Carvalho na Livraria Gourmet Caramurê que se situa no Condomínio do Edifício Madison Plaza – R. Pernambuco, 2269 – loja 11 – Pituba, Salvador – BA. O evento acontecerá durante o já tradicional sarau Cartografias que todas as terças reúne os soteropolitanos nesse espaço de literatura e guloseimas.
O autor que está lançando seu sétimo livro, Evoé, 22!, estará presente (com máscara e álcool gel) para conversar com os leitores e autografar alguns de seus livros (Evoé, 22!; Xadrez e Quadrilha) que estarão à venda no local com exclusividade.
Evoé, 22! é a bem-humorada peça vencedora do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 2018 da Secult, cujo tema foi os Cem Anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Conquistou, em seguida, o Prêmio Maria Clara Machado (1º lugar) no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira dos Escritores e o Prêmio Aldemar Bonates no Concurso Literário Cidade de Manaus 2019/2020 (nesse certame, com o título Remodernizar!).
Os destinos de quatro personagens encontram-se cerrados sob a perspectiva de produzirem uma mostra artística paralela à Semana de Arte Moderna de 1922 e em confronto ao grupo de modernistas capitaneado por Oswald e Mário de Andrade e a várias de suas proposições estéticas e ideológicas. A divertida peripécia que os envolve serve como um inventivo roteiro para o mergulho na atmosfera artística dos dias que anteciparam aquela esquina de tempo para as artes brasileiras dos últimos cem anos.
Situada em janeiro de 1922, com a vantagem de antecipar um século de reflexões, a peça encena uma crítica ao modelo de Modernismo que mal ganhava moldes de proposição, ao passo que adianta vários aspectos fundamentais de sua diluição na Pós-modernidade. Repleta de citações diretas ou indiretas do que sequer ainda fora criado, os personagens vaticinam, naqueles efervescentes dias, resultados que a História só consolidaria no decorrer do século seguinte.
Luiz Eduardo de Carvalho sempre atuou na intersecção entre Cultura, Educação e Política, tendo emprestado da Comunicação Social as ferramentas para as pontes. Estudou Farmácia e Bioquímica e Letras na USP e formou-se em Comunicação Social na ESPM, é licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Nove de Julho. Foi, entre outras ocupações, professor de teatro e redação em alguns dos principais cursinhos pré-vestibulares de São Paulo; mantenedor e professor de Língua Portuguesa em colégios paulistanos; chefe de Subsecretaria Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, publicitário e assessor de imprensa, jornalista editor da Carta Maior na área de arte e cultura, diretor executivo do Instituto Pensarte, assessorou o ministro Gilberto Gil coordenando a comunicação da Teia dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte em 2007 (PNC – Cultura Viva – MinC), gerenciou o Espaço Parlapatões em São Paulo. Desde 2015, dedica-se exclusivamente à produção literária. Já recebeu mais de trinta prêmios literários e publicou sete títulos: O Teatro Delirante (2014 – poesia erótica e lírica) e Retalhos de Sampa (2015 – poesia), ambos pela Editora Giostri. Sessenta e Seis Elos (2016 – romance histórico) pela Fundação Palmares MinC. Frasebook (2020 – aforismos) pela Edições Karnak e Xadrez (2019 – romance epistolar), Quadrilha (2020 – novela contemporânea) e Evoé, 22! (2021 – dramaturgia), os três pela Editora Patuá.
Serviços:
Data: 19 de outubro, a partir das 19h
Local: Livraria Caramurê
Condomínio do Edifício Madison Plaza – R. Pernambuco, 2269 – loja 11 – Pituba, Salvador – BA, 41830-390
Evoé, 22! – dramaturgia – Editora Patuá, 148 páginas – R$ 50,00
Site do autor: https://autorluizeduardodecarvalho.com.br