Até esta sexta-feira (27), mulheres de qualquer idade podem se dirigir ao Espaço Cor, situado no Piso L2 do Salvador Shopping, em frente à Livraria Leitura, para desfrutar de diversos serviços gratuitos, voltados à saúde e ao autocuidado feminino. No local, das 9h às 17h, é possível receber orientações médicas, passar por avaliação nutricional, verificar a pressão arterial e a glicemia, participar de rodas de conversa e oficinas de autoexame das mamas e receber orientação jurídica sobre plano de saúde, além de orientações sobre direitos sexuais, reprodutivos e ciclos menstruais.
Iniciado na quarta-feira (25), o Espaço Cor está sendo promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A ação é realizada em parceria com o Salvador Shopping, Instituto Afetto, Universidade Salvador (Unifacs), organização humanitária e sem fins lucrativos Plan Internacional e a Cufa Bahia, dentro da programação do Outubro Rosa.
Importância da prevenção – Para Daniela Cardoso, chefe de Ações do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho pela SMS, essa é uma oportunidade que a Prefeitura tem de intensificar, no mês de outubro, as ações voltadas para a saúde feminina, chamando a atenção das mulheres para a importância do autocuidado, não só em relação ao câncer de mama e do colo do útero, mas ao cuidado em geral, incluindo a prevenção das ISTs, das doenças crônicas e a vacinação.
“A gente está abordando desde a questão da saúde específica da mulher até o seu entorno, falando, por exemplo, da criança que ela cuida; do período do puerpério, com orientação sobre o aleitamento materno; e da vida sexual. Também estamos distribuindo o autoteste do HIV para que a pessoa possa fazer em casa. Então, é feito todo um trabalho para as diversas áreas da vida da mulher”, destaca.
Autocuidado e autoestima – A gestora lembra às mulheres que não puderem comparecer ao Espaço Cor que serviços como esses podem ser encontrados todos os meses, nas unidades de saúde. “Não é preciso, para isso, ser atendida por um ginecologista. A mulher pode passar por um médico generalista ou por uma enfermeira, que são profissionais capazes de fazer esse primeiro atendimento, identificar o problema, fazer o preventivo e o exame das mamas. Se ela apresentar alguma situação mais grave, aí sim, ela será encaminhada para um especialista, que pode ser o ginecologista ou o mastologista, por exemplo”, completa Daniela.
Segundo Ledijane Santana, assistente social pelo Instituto Afetto, a intenção é trabalhar na mulher a importância de que ela busque esses serviços básicos de atenção à saúde feminina e entenda o próprio corpo. “Estamos aqui com esse Espaço Cor voltado para as mulheres, trabalhando a autoestima e o autocuidado, já que estamos no Outubro Rosa. Espero que toda a população possa conhecer e aproveitar tudo o que temos”, convida.
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS