Salvador é o epicentro de uma experiência cultural única com a ocupação artística “Salvador em Ópera”, que vem dinamizando e transformando seis espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Coordenada pelo Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), em conjunto com a FGM, a “Salvador em Ópera” tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e envolve também a realização do encontro internacional “Ópera em Pauta”; apresentações da “Ópera dos Terreiros”, de Aldo Brizzi e Jorge Portugal; do Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura; de cinco oficinas ministradas por grandes nomes da ópera internacional e da presença de autoridades do setor cultural do Brasil e da América Latina.
Um desses locais, o Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, será palco da “Ópera dos Terreiros”, espetáculo que conta uma história de amor proibido – como Romeu e Julieta – entre um negro banto e uma negra nagô que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil. A atividade é voltada para alunos de escolas públicas e público em geral e será apresentada a partir desta sexta-feira (20) até o próximo dia 25, sempre às 19h. A peça será filmada por três cineastas, para ser exibida em 2024 em uma TV francesa. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla (www.sympla.com.br).
Na próxima terça-feira (24), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), também no Centro, será realizado o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, às 15h30, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura. No dia seguinte (25), às 10h, será a vez do Encontro “Ópera em Pauta”, um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que chega à quarta edição e acontece pela primeira vez na Bahia – foi duas vezes realizado em São Paulo e uma no Rio de Janeiro – e que marca a saudável descentralização das atividades operísticas para fora do eixo tradicional do país.
As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão, nos dias 23 e 24 de outubro, oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico. A programação completa e inscrições para as oficinas podem ser conferidas no site do NOP, no endereço nopbahia.wixsite.com/nop-ba.
Aproximação com o público – Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, o projeto Ópera Salvador tem o objetivo de tornar esta arte mais acessível e próximo do público. “Acreditamos que esse gênero musical precisa ser desmistificado, quebrando o paradigma de ser algo distante ou elitista, mas sim uma expressão artística que todos podem participar e compartilhar. Acredito que este seja o primeiro passo para uma nova experiência, onde a ópera assume um caráter mais inclusivo para todos. Queremos que todos se sintam bem-vindos e participem dessa forma de arte”, reforça o gestor.