A revista Let’s Go Bahia acaba de lançar a edição Especial Business, que reúne empresários de diversos segmentos do estado, além de autoridades, representantes de associações e grupos empresariais de relevância e diversos veículos da imprensa baiana. O projeto tem como objetivo homenagear as personalidades mais influentes do estado da Bahia nos dois últimos anos, e dentre os destaques está Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). “A publicação busca reunir pessoas que fazem diferença. Uma boa rede de relacionamentos composta por diferentes perfis e com interesses e experiências diversas é capaz de gerar gigantescas oportunidades de negócios”, disse Verônica Villas Boas, publisher da revista.
Empresário e economista com vasta experiência nas áreas de fusões e aquisições empresariais, relações internacionais e comércio exterior, indústria e agronegócio, Wilson Andrade tem presidido várias entidades setoriais no Brasil e exterior. Desde 2011 tem se dedicado também ao setor florestal, na diretoria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), a qual participa de mais de 40 diferentes fóruns estaduais e nacionais, onde ocorre uma constante troca de informações e experiências que contribuem para a formulação de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento contínuo e sustentável das atividades florestais. É também presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia (ACB), diretor da Fieb/Senai, membro e presidente do Comitê Consultivo (CC) do Fundo Comum de Commodities (CFC) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Essa pluralidade dá à associação a possibilidade de planejar e agir com respaldo nos mais variados âmbitos e em horizontes largos. Por isso, a ABAF fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do relatório Bahia Florestal. A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Atualmente tem como associados: Aiba, Aspex, Assosil, Bracell, Caravelas Florestas, ERB, Ferbasa, Floryl, JSL, Komatsu, Ponsse, Proden, Sineflor, Solid, Suzano, Veracel e 2Tree.