Maior órgão do corpo humano, a pele exige cuidados cotidianos que variam de acordo com as mudanças do clima e variações da temperatura. Com a chegada do inverno, é preciso ter atenção e adotar algumas condutas específicas à época. A seguir, a enfermeira esteta Larissa Teixeira dá dicas de como cuidar da pele para mantê-la saudável nesse período:
1 – Hidratação da pele
No inverno, a pele tende a ficar mais seca devido ao clima frio e à baixa umidade. A melhor escolha é usar o hidratante ainda no banheiro, aproveitando aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme. Para peles oleosas e acneicas, recomendo evitar hidratante comum no rosto e usar oil free nas áreas de maior oleosidade.
2 – Ingestão de água
Durante o inverno, embora a sensação de sede diminua, é importante continuar bebendo bastante água para manter a hidratação de dentro para fora, ajudando a manter a pele saudável.
3 – Protetor solar
Sim, o protetor solar é necessário no inverno e deve ser reaplicado a cada 2 horas. Mesmo com menor incidência de sol, os raios UV ainda podem causar danos à pele. O uso é recomendado também para quem trabalha em ambientes fechados ou com telas.
4 – Temperatura ideal para o banho
No inverno, a temperatura ideal para o banho é morna, entre 36°C e 38°C. Banhos muito quentes podem ressecar a pele e remover os óleos naturais, enquanto a água morna ajuda a manter a hidratação e a saúde da pele.
5 – Cuidados com os lábios
No inverno os lábios tendem a ressecar e rachar mais facilmente. É recomendado usar um bálsamo labial hidratante regularmente para mantê-los protegidos e hidratados. Dica adicional: evite passar a língua nos lábios porque pode piorar o ressecamento.
6 – Diferenças entre a pele do rosto e a do corpo
Os cuidados com a pele do rosto e do corpo têm algumas diferenças. A pele do rosto é mais delicada e geralmente requer produtos específicos, como sabonete suaves, de tratamento, hidratantes faciais e protetores solares adequados para o tipo de pele. Para o corpo, hidratantes mais espessos e produtos menos específicos costumam ser suficientes. Ambas, no entanto, precisam de hidratação adequada e proteção solar diária.
7 – Peles mais sensíveis exigem cuidados especiais
As peles mais sensíveis exigem cuidados adicionais, como escolher sabonetes faciais e corporais mais suaves, que não removam os óleos naturais da pele. Evitar banhos quentes e prolongados, preferindo água morna ou fria, também é uma conduta muito importante.