“A saúde íntima precisa de uma atenção redobrada devido ao aumento do risco de infecções e desconfortos”, alerta a especialista.
Manta lembra ainda que muitas pessoas apresentam sintomas variados nesse período, como queixas urinárias recorrentes. “Geralmente, durante a folia aumenta o consumo de bebidas, transpiração e esforço, isso aumenta a vontade de urinar cada vez mais”. Por isso, “Prender o xixi impede a eliminação de bactérias locais e facilita o aparecimento de infecções”, detalha.
Para cair na folia com curtição e prevenção, a fisioterapeuta trouxe algumas dicas:
– Beba água! O calor excessivo, os longos trajetos, as multidões, o esforço físico, o cuidado para não desidratar precisa ser constante.
– Segurar o xixi por um período prolongado não é saudável. Procure esvaziar a bexiga a cada 3 ou 4 horas no máximo.
– Apesar de ser uma prática comum, devemos evitar fazer xixi em pé ou semiagachada, pois assim pode não acontecer o esvaziamento completo da bexiga.
– Procure banheiros de bares ou restaurantes, muitos permitem o acesso com pagamento de uma taxa de utilização. Esses banheiros costumam ser higienizados frequentemente.
Além dessas práticas, tenha sempre um álcool gel, sache ou lenço: servirá para higienizar as mãos; protetor de assento sanitário é um item bastante necessário por vir em pequenas embalagens que cabem na carteira; e preservativo para uma prática sexual com segurança.