Em Salvador não temos exatamente um tempo frio, mas acabado o verão, começa a temporada de chuva, os ventos que cortam a cidade o ano inteiro se intensificam e a temperatura cai. Isso faz com que quem vinha se exercitando no tempo quente pare de malhar, seja na rua, seja nas academias, e isso é apontado como um enorme erro pelos profissionais especializados.
Para o fisioterapeuta Pablo Couto, da Rede Fluir, além do descondicionamento físico, é comum nesta época do ano as pessoas sentirem mais dores nas articulações. E este problema pode ser bem cuidado ao se aproveitar a vantagem de morar numa cidade onde nunca esfria de verdade, fazendo exercícios em meio aquático, já que as piscinas são aquecidas. Isso faz com que se tenha mais uma opção de exercícios e sem sobrecarga no corpo, o que faz da atitude de parar de fazer exercícios um erro ainda maior.
Tem também o fato de que, em relação ao resto do país, Salvador é a cidade onde são registrados os maiores índices de alergias respiratórias, por causa do clima úmido, favorável à proliferação de ácaros. O tempo mais frio só ajuda a piorar o quadro e se exercitar durante este período pode ajudar muito quem tem asma, rinite, bronquite e sinusite.
Para a educadora física, Karina Meyer, diretora e coordenadora da equipe de natação para bebês e crianças da Rede Fluir, a natação é o esporte mais indicado para crianças e adultos com problemas respiratórios. “No entanto, exatamente neste período, os pais retiram as crianças desta atividade com medo que se resfriem ou entrem em crises asmáticas, quando é justamente o contrário: a natação melhora, evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias, ou seja, aumenta o período de remissão das doenças respiratórias”, enfatiza ela, que lista algumas precauções podem ser tomadas:
– Evitar o choque térmico, principalmente nas crianças, bebês e idosos;
– Procurar piscinas cobertas e evitar entrar em contato com ar condicionado imediatamente;
– Agasalhar-se para sair da piscina, retirar a roupa molhada e colocar roupa aquecida antes de voltar para casa.
Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades no tempo mais ameno tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país. E diante do frio o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que significa que o gasto de energia tende a aumentar.
Recomendações :
Alongamento – é necessário dispensar uma atenção maior aos membros que serão mais exigidos durante a atividade física;
Aquecimento – deve ser mais prolongado.
Exercícios – os intervalos entre um exercício e outro devem ser mais breves;
Hidratação – mesmo suando menos, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios;
Então se a primavera costuma marcar o início do “projeto verão”, em que todo ano pessoas se preparam, com apenas alguns meses de antecedência, para a temporada de praias, porque o outono não pode ser o começo do “projeto inverno” que vai garantir boa forma e saúde o ano todo