Bonipaxé é um espetáculo, com texto e direção de Isac Tufi, que tem como mote a violência sexual na infância, um problema que historicamente, por diversas razões, vem sendo negligenciado, em especial quando se trata de famílias pretas e periféricas.
Um solo teatral formado por um embaraço de histórias contadas a partir do olhar de personagens distintas, inspiradas em pessoas que cotidianamente sofrem com a violência sexual, cometem ou que tentam lidar (ou não) com esse assunto que circula ao seu redor, personagens essas que são incorporadas pelo ator Antonio Marcelo, que por sua vez, conta com a preparação corporal de Edeise Gomes e preparação vocal de Joana Boccanera.
Sabendo da densidade que o espetáculo traz, acompanhada de assuntos e abordagens capazes de provocar gatilhos em quem assiste e principalmente na equipe de realização que está imersa nesse universo desde o início do ano, o Bonipaxé se uniu a equipe de psicólogos da Conexão Psicológica com a intenção de trazer esse suporte para os envolvidos na montagem.
A Conexão Psicológica é um instituto de ciências comportamentais aplicadas que oferece serviços acessíveis, de alta qualidade e culturalmente sensíveis nos campos da psicologia clínica, ciências comportamentais e cognitivas, e formação técnica-especializada para profissionais da saúde e educação.
O solo também conta com o trabalho de cobertura fotográfica do LABFOTO, projeto de laboratório de registros visuais com alunos de fotografia do Teatroescola, que é composto por Caê Sisa, Caique Evangelista e Silas Fernandes. O Teatroescola é uma escola artística destinada a jovens negres de periferia e/ou de escolas públicas de Salvador e região metropolitana.
Além da montagem final, que será exibida no canal do Youtube do Bonipaxé, o espetáculo promove em suas redes sociais ações através de lives e conteúdos sobre prevenção, cuidados, tratamentos e formas de denúncia direcionados à vítimas de violência sexual e ao público geral do projeto, a fim de propagar o conhecimento e tentar, aos poucos, dissolver o tabu estabelicido sobre o tema que é tão delicado.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO
DATA: 02, 03, 09 e 10 de abril
HORÁRIO: 19h
ONDE: Canal do Youtube do espetáculo
https://www.youtube.com/