Reumatologista explica doença pouco conhecida que pode afetar a qualidade de vida
A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica e autoimune de causa ainda desconhecida. Acomete principalmente pessoas abaixo dos 45 anos. Apesar de pouco conhecida, a EA é uma condição que pode levar a uma redução significativa da qualidade de vida dos pacientes.
Ainda não se sabe a sua causa exata, mas pesquisas sugerem que fatores genéticos e ambientais podem estar envolvidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essa patologia tem maior incidência de casos em homens do que em mulheres e, geralmente, começa a se manifestar na adolescência ou no início da idade adulta.
Os sintomas podem incluir rigidez matinal, fadiga e perda de mobilidade, além da comum dor lombar persistente. À medida que a doença progride, a coluna vertebral pode se tornar rígida com curva acentuada para frente e os movimentos podem se tornar limitados. O médico reumatologista da clínica IBIS, Rafael Carvalho, explicou como os pacientes podem driblar os sintomas e viver em melhores condições com a doença.
“Infelizmente, a EA ainda é pouco conhecida pela maioria da população e não há cura para essa doença, mas o tratamento, inicialmente, com anti-inflamatórios, pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir danos maiores à coluna vertebral e outras articulações. Caso não se obtenha o resultado esperado, existem medicamentos bastante efetivos conhecidos como “biológicos” que agem diretamente na causa da inflamação prevenindo sua progressão. E embora a EA possa ser uma condição debilitante, muitos pacientes conseguem levar uma vida normal com o tratamento adequado,” ressaltou.
Assim, é de suma importância que as pessoas com dor lombar persistente ou outros sintomas consultem um médico para determinar a causa e receber o tratamento adequado. Apenas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são capazes de possibilitar o controle da doença e melhoria da qualidade de vida do paciente.
Tendo isso em vista e objetivando proporcionar o diagnóstico adequado e tratamento prévio a pessoas que não possuem acesso ou desconhecem a patologia, Dr. Rafael Carvalho e outros médicos integrantes das clínicas IBIS e NOVACLIN, realizarão o Mutirão de Dor Lombar Crônica, que ocorrerá no próximo dia 12 de maio, na clínica escola da rede UniFTC.
Dr. Rafael Carvalho é médico especialista em reumatologia e atende na clínica IBIS em Salvador-BA, associada ao Grupo Cita (Centros Integrados de Terapia Assistida), e está disponível para entrevistas.