Serão reabertos simultaneamente nesta sexta-feira (14), três estacionamentos no Pelourinho, aumentando a oferta de vagas da região para 296 automóveis e 60 motos nos três equipamentos, promovendo conforto e segurança aos frequentadores.
Também no Pelourinho, após retomada de posse pelo Estado, a Praça das Artes foi reaberta ao público nesta terça-feira (11), que passou por diversos reparos. Dentre as melhorias realizadas, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) realizou retirada de lixo e entulho, limpeza e lavagem de pisos, escadas e paredes, além de religações elétricas, serviços hidráulicos, recapeamentos de pisos e paredes, fixação de cercamentos e grades.
A reabertura da praça contou com programação artístico-educativa, com exibição de vídeos do Laboratório de Educação Digital da Diretoria de Museus (Dimus) e apresentação itinerante da Fanfarra do colégio estadual Azevedo Fernandes, além de performances da Orquestra Museofônica – Afoxé Agogô de Lata, com participação especial do Balé Jovem e da Escola Olodum.
Os equipamentos estavam depredados antes da retomada de posse pelo Governo do Estado. Infiltrações, falta de manutenção hidrossanitária, inexistência de escoamento, ausência de lâmpadas e instalações elétricas comprometidas, disjuntores em desuso e falta de sistema de prevenção e combate a incêndio, além da inexistência de sinalizações, aparelhos extintores e outros equipamentos. Vários pontos das estruturas em concreto armado (lajes e vigas) estavam comprometidos, com ferragens em corrosão, desprendimento do concreto e portões metálicos danificados