Na Olimpíada Nacional em História do Brasil, 582 equipes da Bahia estão na 4ª fase; No Concurso Canguru de Matemática, 15 medalhistas são de Salvador
A Bahia segue conquistando grandes resultados em olimpíadas de conhecimento ao redor do Brasil e do mundo. Na Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB -, organizada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP –, 582 equipes baianas se classificaram para a 3ª etapa, se mantendo na 5ª posição entre os estados brasileiros com mais representantes.
Entre as instituições de ensino de Salvador, o Colégio Cândido Portinari foi um dos destaques, pois 11 grupos formados por trios estão na 3ª fase. Entre os estados brasileiros, São Paulo continua com o maior número: 3.267 grupos. Em seguida, estão Ceará (1.825), Pernambuco (846) e Minas Gerais (708).
Na 3ª fase, que vai até sábado (21), as equipes vão fazer 12 questões de múltipla escolha, incluindo uma tarefa especial. Os melhores grupos vão para a 4ª fase.
Concurso Canguru de Matemática
Organizado pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF) em mais de 80 países, o evento reúne 6 milhões de participantes de todos os anos/séries. Realizado no mês de março, o Concurso Canguru de Matemática contou com a participação de 981 estudantes do Colégio Portinari. 15 foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e certificado de honra ao mérito entre os alunos de destaque.
Na edição 2022, mais de 3 milhões de estudantes brasileiros, de todos os estados do país, participaram.
Medalhistas
Ouro
– Pedro Souza – 3º Ano A;
– Pedro Adam Ribeiro – 4º Ano B;
– Leonardo Oliveira – 6º Ano B;
– Caio Lessa – 3ª Série A.
Prata
– Ana Clara Teixeira – 2ª Série A.
Bronze
– Igor Silva – 3º Ano A;
– Daniel São Pedro – 5º Ano B;
– Arthur Alves – 6º Ano A;
– Paola Sena – 7º Ano B;
– Juliana Mascarenhas – 8º Ano A.
Honra ao Mérito
– Anna Valentina Daltro – 3º Ano B;
– Breno Queiroz – 3º Ano B;
– Lucas Avallone – 3º Ano B;
– Diego Ramalho – 6º Ano B;
– Giovana Santos – 9º Ano A.