A norte-americana Christine Hallquist se tornou a primeira mulher transgênero a concorrer ao governo de Vermont, nos Estados Unidos. Ela venceu a primária do Partido democrata nesta terça-feira (14), e derrotou outros três candidatos. “As pessoas de Vermont me elegerão pelo que eu trarei a Vermont. Muito poucas pessoas votarão porque eu sou transgênero”, disse Hallquist em uma entrevista. A candidata ainda contou que sua campanha vai focar em melhorar a economia do estado.
Para Annise Parker, chefe-executiva da L.G.B.T.Q Victory Fund, que treina e apoia candidatos gays e transexuais, a candidatura de Christine é “um momento decisivo no movimento pela igualdade trans e é especialmente notável, dada a escassez de autoridades eleitorais trans em qualquer nível de governo”, declarou em comunicado.
As eleições para os cargos estaduais e para renovar o Congresso dos EUA serão realizadas no mês de novembro. De acordo com o jornal “The new York Times”, a disputa eleitoral americana deste ano terá um número recorde de candidatos, que se identificam como lésbicas, gays, transexuais ou transgêneros. No total, foram 43 candidatos transgêneros que concorreram a cargos públicos em todos os níveis nos Estados Unidos.
Bahia Notícias