O presidente Michel Temer (MDB) voltou, nesta segunda-feira (26), a cogitar uma candidatura à reeleiçãoneste ano.
Questionado sobre o assunto, Temer se limitou a dizer: “Estou considerando”.
A declaração ocorre no mesmo dia em que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também tornou pública a possibilidade de deixar o cargo para, eventualmente, disputar as eleições, seja como candidato a presidente ou a vice de Temer.
Para o presidente, ele será bem-vindo caso opte por se filiar ao MDB — hoje Meirelles faz parte do PSD. Sobre uma chapa integrando os dois, o emedebista disse que “o futuro vai dizer”, indicando que uma definição pode sair já nas próximas semanas.
— Ele [Meirelles] pode ocupar qualquer função no país, pode ser candidato, pode ser vice, pode continuar ministro.
Segundo o presidente, Meirelles será ouvido sobre qual nome deverá sucedê-lo no Ministério da Fazenda. “Não se pode quebrar a equipe econômica”, ressaltou o Temer.
— Eu e o ministro Meirelles consideramos várias hipóteses agora no final de semana. Não havia exatamente uma decisão, mas consideramos a hipótese da sua saída [para se dedicar a uma campanha]. Evidentemente que, se vier a sair, vou ouvi-lo muito na indicação do seu substituto.
Temer viajou a São Paulo nesta segunda-feira, onde participou de uma reunião com empresários na sede da FecomercioSP. À plateia, o presidente afirmou que tem se “apegado à ideia do otimismo”.
R7