Uma batida frontal entre um ônibus e um microônibus do transporte complementar, ocorrida na manhã desta quarta-feira (26), em Salvador, deixou pelo menos 17 pessoas feridas. O acidente aconteceu em uma curva na Avenida Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto.
Quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram deslocadas para o local. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) também foram ao local do acidente.
Com o impacto, a frente do ônibus ficou totalmente destruída. A pista estava molhada no momento do acidente, mas ainda não há detalhes do que pode ter provocado a batida. Também não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes dos ônibus.
O motorista do microônibus explicou que atua na área há 10 anos e que esse foi o primeiro acidente grave no qual se envolveu. Ele ficou ferido na perna e explicou como a batida aconteceu.
“O ônibus perdeu o controle e veio para a minha faixa. Por pouco não aconteceu um acidente fatal. Como ele estava invadindo a minha mão, tentei tirar, na reação mecânica. Mas foi muito rápido”, disse o motorista.
“E isso é bom para prestar mais atenção. Choveu: reduzir a velocidade. Eu estava na minha velocidade normal, mesmo assim aconteceu de o terceiro causar o acidente em mim. Sem falar nessa via, que é muito complicada. Não estruturaram ela legal. Se vierem dois carros de 13 metros, um pode colidir com o outro tranquilamente”, disse
O companheiro de uma ocupante do microônibus informou que a mulher ficou ferida sem gravidade. Ela foi atingida no rosto e foi machucada na região do supercílio. Segundo o homem, ela foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado para ser examinada, mas o estado de saúde não preocupa.
“Eu estava dormindo e minha sogra me acordou. Vim de moto na frente, e ela veio depois. Foi um susto, mas graças a Deus não morreu ninguém. No ônibus, acho que saíram uns dois em maca”, disse o homem.
Outra pessoa que viajava no microônibus, um homem que seguia para o trabalho, informou que o motorista do ônibus perdeu o controle da direção.
“Pelo que deu para entender, o motorista do outro ônibus perdeu o controle e invadiu a contramão. O motorista [do microônibus] esperou o tempo certo e conseguiu sair. Porque se não tivesse o jogo de cintura dele, agora ele não estava mais entre nós. Graças a Deus está tudo bem e ninguém foi a óbito”, disse.
Um segundo passageiro do microônibus, que teve o joelho machucado, disse que outras pessoas caíram por cima dele na hora da batida.
“Na hora que aconteceu o acidente, eu tentei apoiar os braços, mas um pessoal caiu por cima de mim e acabei machucando o joelho. Eles [os técnicos do Samu] falaram que tenho que ir para a UPA, para ver direito. Eles só viram que está inchado, mas não dá para dizer o que aconteceu”.
Todos os passageiros foram atendidos pelos socorristas do Samu e levados para unidades de saúde para exames mais detalhados.
G1