O que causa o cabelo branco? O tricologista João Gabriel Nunes, da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), explica que há vários fatores que levam ao aparecimento do cabelo branco, mas cerca de 80% dos casos ocorrem por uma alteração genética hereditária em um cromossomo associado aos fios, que faz com que ele perca melanina, composto químico responsável pela pigmentação, precocemente.
A alimentação pode aumentar a quantidade de fios brancos? Sim. O tricologista afirma que alimentos ricos em oxidantes e radicais livres, como itens ricos em açúcar e em gordura, e comida enlatada, provocam o envelhecimento precoce das células, assim como dos fios, tornando-os brancos .
O estresse pode acelerar o surgimento de cabelos brancos? Sim. Nunes afirma que, quando as pessoas passam por níveis muito altos de estresse ou ansiedade, os fios podem perder sua pigmentação rapidamente, podendo ficar totalmente brancos em até dois meses. O tricologista explica que o estresse faz que com falte oxigênio nas células, ocasionando a perda precoce da melanina nos fios.
Em qual idade é comum o aparecimento de fios brancos? Nunes afirma que os fios brancos tendem a aparecer a partir dos 35 anos, pois, com o envelhecimento, há a aceleração da perda de fios, o que faz com que a quantidade de melanina na raiz dos fios seja diminuída. Nunes explica que, uma vez que o fio se torne branco, não há maneira de ele voltar à coloração normal, a não ser pelo uso de tintura ou tonalizantes.
Por que alguns bebês e alguns jovens apresentam fios brancos? O médico explica que isso ocorre por conta de uma falha genética na região acometida, em que o corpo não consegue ligar a melanina ao fio de cabelo, fazendo o fio nascer sem a coloração. De acordo com Nunes, geralmente essa falha acontece em regiões pequenas e isoladas.
Se puxar um fio branco, crescem mais fios descoloridos no lugar? Não. Retirar o fio não faz com que aumente a quantidade de fios brancos que crescerão no lugar, segundo o médico. Porém, mesmo que o fio seja retirado, ele crescerá branco novamente, já que, ao puxar, a raiz do cabelo permanece no couro cabeludo.
Pelos da barba e de regiões íntimas também ficam brancos? Sim. Da mesma maneira que os fios do cabelo, outros pelos também podem sofrer despigmentação, seja pela genética, alimentação, estresse ou ansiedade. Entretanto, pelos pubianos e das pernas, por serem mais grossos e apresentarem maior concentração de melanina, demoram mais a se tornarem brancos.
Cabelos brancos crescem mais rápido do que os outros? Não. Os cabelos brancos crescem na mesma velocidades que os outros fios de cabelo, geralmente crescendo um centímetro por mês. Os fios brancos também não são mais resistentes do que outros, já que a despigmentação não interfere em sua estrutura ou fixação no couro cabeludo.
Qual a prevalência de fios brancos? O tricologista afirma que a incidência de fios brancos é a mesma entre homens e mulheres. Por conta de fatores genéticos, pessoas negras e asiáticas são menos sujeitas a terem fios brancos e também à calvície, segundo o médico especializado em cabelo.
Existe maneira de prevenir os cabelos brancos? Nunes afirma que os fios brancos podem ter seu aparecimento retardado com o consumo de alimentos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento. Entre os alimentos que devem ser consumidos estão nozes, castanhas, verduras, legumes e frutas, especialmente frutas vermelhas, que possuem maior quantidade de antioxidantes.
Transplante de cabelo ajuda a resolver o problema dos fios brancos? O tricologista afirma que é possível resolver o problema com o transplante. O procedimento consiste em retirar fios pigmentados da nuca e colocar no lugar do branco. O procedimento “mata” a raiz branca e “planta” o outro fio no couro cabeludo, fazendo com que ele cresça com coloração. O procedimento dura cerca de 10 horas, conforme a extensão do transplante e o preço varia de R$ 12 mil a R$ 16 mil.
É possível tratar os cabelos brancos? O tricologista afirma que consumir complexos vitamínicos e manter uma alimentação equilibrada ajudam a retardar o aparecimento de fios brancos. A prática de exercícios físicos também contribui para retardar seu surgimento, pois a atividade aumenta os níveis de antioxidantes no corpo e libera serotonina, o hormônio do bem-estar, diminuindo a ansiedade e o estresse.
R7