Os estudantes da rede estadual de ensino já estão na última semana de preparativos e estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas nos próximos domingos (5 e 12), em todo o país. Em Salvador, no Colégio Estadual Vila Canária, por exemplo, além dos aulões realizados ao longo do ano, os estudantes do 3º ano estão fazendo simulados com os mesmos critérios, duração e estruturas das provas do Enem.
Nesta segunda-feira (30), os alunos responderam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já nesta terça (31), às 8h, eles irão simular as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Para o estudante Pedro Henrique do Carmo, 17, os simulados são essenciais para a revisão dos conteúdos. “Estou gostando bastante de participar do simulado, pois realmente são cobrados vários assuntos que costumam cair nas provas do Enem. Desde a primeira unidade, os professores vêm nos incentivando a fazer pesquisas e revisar conteúdos em casa. Fora da escola, eu faço leituras, respondo os exercícios e assisto a videoaulas”, contou.
A estudante Karine dos Santos, 20, vai fazer o Enem pela primeira vez e está focada na sua preparação. “Através dos simulados, a gente consegue saber como é o nível das questões do exame e, também, a trabalhar melhor o nosso tempo e nervosismo. Eu estou na expectativa de fazer boas provas e pretendo cursar Fisioterapia”, revelou.
O professor de Física, Thalisson Andrade, falou do impacto dos simulados no aprendizado. “Trata-se de uma ferramenta fundamental para que o estudante consiga ter uma noção do grau de preparação dele em relação às provas do Enem. É muito importante que eles revejam os erros cometidos ao longo dos simulados e aprendam com eles, para que possam chegar nos dias das provas do exame ainda mais preparados e confiantes”.