Funcionários da Maternidade Climério de Oliveira e estudantes da Universidade Federal da Bahia protestaram na manhã de hoje (08) contra a proposta de transferência da unidade de saúde para o prédio do Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira, no Complexo Professor Edgard Santos (Hupes). A proposta foi apresentada pela Ebserh, empresa responsável pela administração dos hospitais da UFBa.
Os estudantes, através do DCE, se manifestaram indignados com a proposta de transferência, feita sem qualquer consulta à classe estudantil e por ser a MCO – com 114 anos de história – um espaço indispensável de formação acadêmica e prática para os futuros profissionais de saúde.
A MCO, argumentam os estudantes, desempenha papel central na assistência obstétrica e ginecológica no Estado da Bahia e a transferência colocaria em risco a qualidade de atendimento, ensino e pesquisa. A informação é de que a proposta teria como objetivo a transferência de verba do PAC3 direcionada à MCO, que teria como fim a duplicação da maternidade e construção de novo prédio.
A ideia da diretoria da Ebserh é fazer uso dos recursos para benefícios ao HUPES (Hospital das Clínicas), o que sucatearia a MCO, localizada no bairro de Nazaré, prejudicando diretamente a qualidade dos serviços