Mais de 300 estudantes atletas nas faixas etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, de nove escolas de Salvador, disputam, até outubro deste ano, a seletiva municipal dos Jogos Escolares da Juventude – Etapa Bahia –, nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. A competição é realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que envolve unidades da rede estadual e privada de ensino, com jogos nos colégios da Polícia Militar, Salesiano e Módulo, além do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.
A partida de abertura será nesta sexta-feira (14), a partir das 16h, entre o time de basquete feminino – de 15 a 17 anos –, do Integral x Ifba. Outras duas partidas estão programadas para acontecer em seguida, todas no Colégio Salesiano, de Nazaré, em Salvador. As seletivas municipais do interior começaram em abril e seguem até o final deste mês. As equipes campeãs das escolas inscritas na competição estarão classificadas para etapa estadual, entre os dias 11 e 13 de agosto, para os estudantes de 12 a 14 anos, e de 6 a 8 de outubro, para os atletas de 15 a 17 anos, com jogos no Ginásio de Cajazeiras.
A seletiva estadual das modalidades individuais, nas duas faixas, etárias serão realizadas no próximo dia 22, a partir das 13h, no Ginásio de Esporte do Sesi, em Simões Filho (atletismo, judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez), no colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela (ginástica rítmica) e na Piscina Olímpica da Bahia (natação). As competições definem as equipes que representarão o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude – maior evento de esporte estudantil do Brasil –, que serão realizados em setembro, na cidade de Curitiba, e novembro, em Brasília.