A agência americana Food and Drug Administration autorizou a venda de um aparelho que pode ajudar as pessoas a parar de fumar. Chamado de IQOS, o aparelho de tabaco aquecido será vendido pela Philip Morris International no país. Especialistas em saúde ainda contestam a eficácia do produto.
Apesar da liberação, a agência, que é responsável por regular drogas e medicamentos, já tinha suspendido as declarações de que o aparelho era mais seguro do que cigarros tradicionais.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o IQOS é um dispositivo semelhante a uma caneta, que vem em uma caixa parecida com um pacote de cigarros. O produto possui uma lâmina eletrônica, que aquece uma vareta de tabaco e libera um vapor com o sabor do produto, mas com menos substâncias químicas nocivas do que a fumaça do cigarro. No entanto, ainda fornece quantidade de nicotina similar à dos cigarros.
Ainda de acordo com o Estadão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ainda não tem previsão para a análise do produto no país. “A gente entende que é importante que existam critérios de avaliação desses produtos. O que existe hoje é a recusa de sequer avaliar”, disse ao jornal Fernando Vieira, diretor de assuntos externos da Philip Morris.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia por causa do tabagismo, o que representa 12,6% de todas as mortes registradas no país.
Bahia Notícias